Banco dos Brics volta ao mercado global de capitais

Ao assumir formalmente a presidência do Banco em 27 de março, a CEO Dilma Rousseff orientou seu staff financeiro a retomar as captações públicas que estavam paradas

Dilma toma posse como presidente do banco dos BRICS
Dilma toma posse como presidente do banco dos BRICS (Foto: Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Longe do mercado de emissões públicas denominadas em USD há aproximadamente um ano e meio, o NDB (New Development Bank),  também conhecido como Banco dos Brics, voltou hoje ao mercado global de capitais. 

Segundo sua recém nomeada CEO, Dilma Rousseff, “o banco necessita estar ativo no Mercado de captação, construindo uma curva de vencimento com alta liquidez no mercado secundário. Para isso, a frequência de emissões e o volume são absolutamente importantes. Esses recursos garantem um fluxo financeiro de apoio a projetos de desenvovlimento sustentável, infraestrutura, inclusão social e digital, mudança do clima e prevenção de desastres naturais". 

continua após o anúncio

Ao assumir formalmente a presidência do Banco em 27 de março, Dilma Rousseff orientou seu staff financeiro a retomar as captações públicas que estavam paradas. O Banco tem uma alavancagem baixa, proxima a 1,5x, com uma estrutura de capital robusta e muita capacidade de financiamento de projetos. 

“O funding é um dos componentes dessa matemática, por isso a necessidade de estarmos sempre acessando o mercado para assegurar aos países membros o funding para financiar projetos de investimento", disse Dilma. 

continua após o anúncio

Emprestimos no Brasil 

O NDB possui programas de financiamento em moedas locais para os Estados-membros. Dilma Rousseff acredita na queda da taxa de juros nos próximos meses, o que deve abrir oportunidade para o NDB captar e emprestar em reais, modalidade que o banco não opera no Brasil ainda.

“Quando as condições de mercado permitirem, queremos o banco pronto para operar em moeda local também no Brasil, esse é um desejo antigo dos empreendedores locais. Essa opção evitaria o risco cambial”, disse Dilma Rousseff. 

continua após o anúncio

Em um discurso na posse de Dilma Rousseff, o presidente Lula também defendeu que os países em desenvolvimento passassem a financiar projetos em moedas locais.   

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247