Bahia é a nova fronteira minerária do Brasil

Estadoultrapassa Minas Geraise se torna lder nos pedidos de requerimentos de pesquisa



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciana Rebouças_Bahia 247 - A Bahia já é considerada a nova fronteira minerária do país. E a posição se confirma com números: o Estado lidera os requerimentos de protocolos até maio deste ano, passando à frente de Minas Gerais. São 2.109 requerimentos baianos contra 1.957 protocolos registrados em Minas. É consenso entre empresas e especialistas que a Bahia tem papel importante no boom da mineração que ocorre nacionalmente.

Segundo Rafael Avena, diretor técnico da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), nosso Estado é atualmente o 5º maior produtor mineral do Brasil, devendo, em curto prazo, alcançar a 4ª posição com a entrada dos novos empreendimentos previstos para 2012/2013. "A Bahia é o maior produtor de urânio, cromo, barita, magnesita, talco e salgema; o segundo em cobre, bentonita e, a partir de 2012, em níquel; o terceiro em ouro; além de (ter produção expressiva em) diversos outros bens minerais produzidos por mais de 350 empresas, em mais de 100 municípios".

continua após o anúncio

Os estudos geológicos já avançados no território baiano também melhoram as perspectivas futuras, segundo Avena, para quem a Bahia é "o estado brasileiro mais bem estudado geologicamente falando". O especialista explica que isso atrai investimentos na área da mineração. "Diversos empreendimentos estão previstos para serem implantados, destacando-se os ligados ao ferro, ao ouro, ao vanádio, a gipsita (gesso) etc", acrescenta Avena. Para o diretor, o Estado se sobressai em relação aos outros produtores pela diversidade de substâncias aqui encontradas - na Bahia, 35 diferentes substâncias são produzidas.

Embora faltem dados concretos, a previsão de investimentos para os próximos anos é alta. "Estimam-se investimentos superiores a R$10 bilhões para os próximos anos. A CBPM investe anualmente cerca de R$ 10,92 milhões em suas pesquisas", completou Avena.

continua após o anúncio

Levantamento

A Bahia tem atualmente cerca de 60% do seu território levantado em termos de aerogeofísica. Este ano, a CBPM está concluindo, junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mais dois levantamentos, incluindo um no oeste do Estado. "Acredito que até o final de 2014 todo o estado estará coberto por levantamentos aerogeofísicos", comemora.

continua após o anúncio

No âmbito nacional, o boom da mineração também é significativo. Segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em um ano foram protocolados 11.257 requerimentos de pesquisa, licença, lavra garimpeira e extração de minérios, um aumento de 43,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247