Atividade industrial desacelera na Índia e na China

Reduo de novos pedidos diante das incertezas sobre a economia global tambm surte impacto negativo em Taiwan, no ms de novembro

Atividade industrial desacelera na Índia e na China
Atividade industrial desacelera na Índia e na China (Foto: KIM KYUNG-HOON/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A atividade industrial na Índia desacelerou em novembro, com a redução de novos pedidos diante das incertezas sobre a economia global. Divulgado nesta quinta-feira, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla inglês) do país, preparado pelo HSBC, caiu para 51.0 em novembro - ante 52.0 de outubro. Pelo índice, números acima de 50 indicam expansão da atividade.

"A atividade econômica no setor manufatureiro continua a crescer a um ritmo mais lento, influenciada por uma desaceleração nas encomendas domésticas", disse Leif Eskesen, economista-chefe para a Índia e Asean (Associação da Nações do Sudeste da Ásia) no HSBC.

Em seu relatório, o HSBC afirmou, ainda, que "o emprego no setor industrial indiano caiu pelo quarto mês consecutivo, devido às demandas salariais mais elevadas e ao crescimento mais fraco de novos pedidos". As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

Na China, PMI cai para 47,7 em novembro

O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final organizado pelo HSBC, caiu para 47,7 em novembro em comparação aos 51,0 de outubro, informou nesta quinta-feira o HSBC Holdings PLC.

continua após o anúncio

O PMI demonstra o nível da atividade industrial. A queda do indicador pode intensificar as preocupações de que o crescimento está mais fraco na segunda maior economia do mundo. Uma leitura abaixo de 50 indica contração no mês anterior, enquanto que uma leitura acima de 50 demonstra expansão.

O indicador final ficou abaixo de 48,0, como apontado em relatório preliminar do HSBC para o PMI, apresentado em 23 de novembro. O índice preliminar baseia-se em 85% a 90% das respostas para o levantamento feito pelo HSBC.

continua após o anúncio

"A pontuação final do PMI de novembro demonstra acentuada deterioração das condições de negócios no setor de manufatura da China", disse em comunicado o economista chefe do HSBC para a China, Hongbin Qu. "Combinado com o alívio mais rápido que o esperado da inflação, isso demonstra que o crescimento está definido para superar a inflação, que tem preocupado o governo chinês." As informações são da Dow Jones.

Em Taiwan: PMI de novembro é de 43,9

continua após o anúncio

O Índice dos Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC avançou para 43,9 em novembro, contra 43,7 em outubro. O declínio em encomendas domésticas e exportadas reduziu um pouco, mas ainda é significativo, informou o site Markit Group nesta quarta-feira.

O indicador, que mede a atividade industrial, registrou a sexta contração consecutiva em novembro. "Apesar da desaceleração da produção lembrar cada vez mais a registrada na crise de 2008/09, seu ritmo ainda não atingiu o mesmo grau de gravidade, disse Donna Kwok, economista do HSBC na Ásia.

continua após o anúncio

"As entregas em novembro parecem ter sido levemente afetadas pelas inundações na Tailândia", completou Donna. Uma leitura abaixo de 50 indica contração da atividade industrial em relação ao mês anterior, enquanto que qualquer número acima de 50 indica crescimento. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247