"Ataques ao BNDES atestam sua vocação estratégica na neoindustrialização brasileira", diz André Roncaglia

Ataques coordenados buscam envenenar poço da opinião pública contra expansão dos desembolsos do BNDES, ponto-chave do projeto de neoindustrialização do governo Lula, diz economista

André Roncaglia e BNDES
André Roncaglia e BNDES (Foto: Divulgação | REUTERS/Sergio Moraes)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em artigo publicado na Folha de S. Paulo sobre os 71 anos do BNDES completados nesta terça-feira (21), o renomado economista André Roncaglia destacou o momento atual do banco, caracterizado pelo "resgate de sua vocação, sob a liderança de Aloizio Mercadante". 

Roncaglia mencionou que os conservadores e liberais brasileiros reprovam uma atuação mais ativa do BNDES na reindustrialização nacional e, para eles, "vale tudo para difamar o BNDES e a política industrial". Na visão do economista, as políticas industriais vêm sendo amplamente impulsionadas em países desenvolvidos, com uso de bancos públicos, subsídios, compras governamentais e barreiras comerciais; já no Brasil, no entanto, a mesma estratégia é reprovada pelas elites e pelos "liberais de livro-texto", que, segundo ele, "defendem um Brasil subordinado, vendendo matérias-primas para os paradigmas tecnológicos sobrepostos: minério de ferro, petróleo, lítio, terras raras etc..."

continua após o anúncio

"Os ataques coordenados buscam "envenenar o poço" da opinião pública contra a expansão dos desembolsos do BNDES, ponto-chave do projeto de neoindustrialização do governo de Luiz Inácio Lula da Silva", acrescenta o economista em seu texto, concluindo que "apenas a reindustrialização pode ajudar o Brasil a superar a condição, assinalada por Oswald de Andrade, de 'país da sobremesa', aquele que figura no fim dos menus imperialistas. Um BNDES audacioso é peça central nessa missão". Leia completo clicando aqui.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247