Arcabouço fiscal é apresentado à Câmara; Casa vota urgência na quarta-feira (17)

O relator Cláudio Cajado atendeu ao pedido do governo do presidente Lula e blindou o salário mínimo e o Bolsa Família das sanções em caso de descumprimento das regras fiscais

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta de arcabouço fiscal
O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta de arcabouço fiscal (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta de arcabouço fiscal, ou nova regra fiscal, que substitui o regime do teto de gastos, apresentou às lideranças da Câmara o esboço do relatório do projeto, na noite desta segunda-feira (15). 

Vale destacar que Cajado atendeu ao pedido do governo do presidente Lula e blindou o salário mínimo e o Bolsa Família das sanções em caso de descumprimento das regras fiscais.

continua após o anúncio

A expectativa é votar o regime de urgência da proposta nesta quarta-feira (17). Com isso, o mérito deve ir ao plenário já na semana que vem. 

A proposta prevê o acionamento de “gatilhos” no caso de o governo federal não atingir as metas fiscais. O principal deles é o bloqueio de verbas não-obrigatórias.

continua após o anúncio

>>> Lula diz que não vai admitir racha no PT em votação do arcabouço fiscal

A inclusão de mecanismos a serem utilizados no caso de descumprimento de meta também já foi defendida tanto pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quanto pelo 1º vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP).

continua após o anúncio

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse nesta segunda que a sigla apoia a nova regra fiscal proposta pelo governo, mas defendeu um projeto que não "desfigure" a ideia inicial. Nesta semana, a dirigente alertou que forças conservadoras buscam reviver o teto de gastos.

Ainda nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe técnica está focada em apresentar os impactos financeiros em cada alteração na proposta.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247