Apoio a Papandreou ameniza crise econômica na Grécia

Parlamento grego aprova moo de apoio ao governo, considerado vital para recuperao do pas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, sobreviveu nesta terça-feira a um voto de confiança no Parlamento ao assegurar a maioria necessária para a posse de seu novo gabinete de governo. A moção passou com 155 votos a favor e 143 contra, num Parlamento de 300 cadeiras. Papandreou apresentou o novo governo e pediu um voto de confiança do Parlamento em meio a uma rebelião interna em seu partido, o Socialista, num momento no qual busca a aprovação das impopulares medidas de austeridade fiscal prometidas em troca de um novo pacote de resgate financeiro internacional.

Um pouco antes da vitória de Papandreou no Parlamento, o ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse que o país precisa aprovar o plano de cortes nos gastos públicos - e as reformas econômicas a ele atreladas - antes de um encontro das autoridades da zona do euro em 3 de julho, de forma a garantir a próxima parcela do pacote de resgate.

Os comentários do ministro indicam que a Grécia está cedendo à pressão dos demais países europeus e pretende acelerar a votação do plano de austeridade fiscal. Anteriormente, o governo grego havia dito que aprovaria os cortes nos gastos públicos até o final deste mês, mas que a votação sobre as reformas econômicas ocorreria alguns dias depois. Agora, Venizelos disse que ambos serão votados até no máximo 30 de junho.

continua após o anúncio

No início desta semana, os ministros de Finanças da Europa deixaram claro que a Grécia não receberá a próxima parcela do financiamento de 110 bilhões de euros assinado em maio do ano passado a não ser que o plano de austeridade fiscal e as reformas econômicas sejam aprovadas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247