Airbus dá um banho na Boeing

Nos quatro primeiros dias da feira francesa de aviao, a companhia europeia pode fechar com 65 bilhes de euros em vendas contra os 19 bilhes da americana



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris - A indústria da aviação francesa está em festa. A Airbus tem batido um recorde atrás do outro. Enquanto a companhia europeia registrou uma encomenda histórica ontem da indiana IndiGo, sua subsidiária EADS foi ainda mais longe nesta manhã. No quarto dia do salão da aviação de Bourget, a empresa confirmou a maior venda civil já vista no mundo, em número de aeronaves, com 200 unidades do A320 Neo para a Air Asia. Com base na Malásia, ela é a companhia aérea de baixo custo mais importante do continente asiático e, com essa encomenda, se torna a principal cliente da Airbus.

Além disso, a American Airlines está prestes a adquirir mais de 100 aviões da série A320, também da europeia. O preço da negociação poderá chegar a 8,5 bilhões de dólares. Esses equipamentos vão substituir aeronaves menos performáticas como o Boeing 757 e o MD-80. Se efetuada, essa compra será um revés para a Boeing, já que a companhia costumava ser uma cliente da americana, principal concorrente da Airbus.

Desde o início do salão, o sucesso da A320 é inegável : ele deve atingir o marco de 1 mil encomendas, sete meses apenas após seu lançamento. A subsidiária EADS também ultrapassou seus objetivos já que visava efetuar 500 vendas até o final da feira. O valor total pode chegar a 65 bilhões de euros. O modelo A380 tem surpreendido igualmente. A Skymark Airlines confirmou um pedido de duas unidades por 750 milhões de dolares. Isso tudo sem contar com a importante renovação de frota que a Air France-KLM deverá fazer nos próximos meses. A Airbus disputa com a Boeing esse contrato e já ganhou o governo francês como aliado, que tem feito pressões no conselho da companhia aérea para optar pelos aviões nacionais.

continua após o anúncio

Em contrapartida, a americana Boeing amarga a marca de 126 encomendas, sendo apenas 61 confirmadas até o momento, por 19 bilhões de dólares.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247