Abicom faz alerta para risco de desabastecimento de diesel no Norte e Nordeste

“No Norte e no Nordeste, o somatório do diesel das quatro refinarias não é suficiente para atender à demanda das regiões”, diz o presidente executivo da Abicom, Sergio Araújo

Bomba de combustível
Bomba de combustível (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente executivo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araújo, afirmou que as regiões Norte e Nordeste correm risco de sofrer com o desabastecimento de óleo diesel nos próximos meses. 

“As regiões mais sensíveis ao eventual desabastecimento são as mais distantes das refinarias nacionais, ou seja, regiões que dependem de volume importado ou de óleo enviado por outras partes do país", disse Araújo ao UOL. "No Norte e no Nordeste, há poucas refinarias instaladas". completou. Ainda segundo ele, “no Norte e no Nordeste, o somatório do diesel das quatro refinarias não é suficiente para atender à demanda das regiões”.

continua após o anúncio

Apesar do alerta, o  presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis ), James Thorp Neto, ressalta que ainda não há desabastecimento de diesel nos Brasil. De acordo com o executivo, "o que existem são casos pontuais de dificuldades de comprar diesel. Ainda não temos desabastecimento”.

Em 25 de março, a Petrobrás encaminhou um documento ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) alertando para o risco de um possível desabastecimento do combustível nos próximos meses. 

continua após o anúncio

Um dos fatores de risco para o desabastecimento é a defasagem de quase 3%, entre o valor cobrado pelo diesel no Brasil e o preço internacional, que eleva os custos dos importadores e acaba por dificultar as operações no mercado interno. Por outro lado, um aumento no preço visando reduzir ou equiparar a defasagem resulta em um forte impacto sobre a inflação. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247