A força da transparência

Melhorias em governana corporativa anunciadas pelas Mundial e pela Ultrapar so bem recebidas pelo mercado



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247,  Lu Miranda – Nesta quarta-feira (6), os investidores deram mais uma prova de que transparência dentro das companhias é sempre muito bem recompensada. As ações da Mundial dispararam. Parece exagero, mas não é. Na primeira parte dos negócios, no período da manhã, os papéis ON (MNDL3) subiram mais de 28%. As ações PN (MNDL4) alcançaram valorização superior a 26% e conseguiram o feito de ficar perto de outros papéis com muita liquidez no mercado como Vale, Gerdau e Cyrela, entre as ações mais negociadas do dia.

O motivo foi um comunicado da empresa aos acionistas de que a Mundial vai aderir ao Nível 1 de governança corporativa preconizado pela BM&FBovespa. A mudança deve ocorrer ainda este ano. Para isso, vai passar uma tesourinha em suas ações, ou seja, desdobrar os papéis da companhia na proporção de quatro novos para cada um atualmente existente. Ainda de acordo com o comunicado, “o conselho de administração entende que dessa maneira a companhia irá melhorar suas práticas de governança e aumentar a liquidez de suas ações." A Mundial não anunciou quando haverá o desdobramento de ações.

Ultrapar no Novo Mercado

continua após o anúncio

Outra empresa que também anunciou novidades em governança corporativa foi a Ultrapar. O grupo pretende se ajustar às regras do Novo Mercado, nível máximo de qualidade de gestão de empresas de acordo com exigências da BM&FBovespa. Desta forma, a família Igel e os principais executivos deixam de ter o controle absoluto dos negócios para dividir o comando com os outros acionistas. Hoje, a holding tem 66% das ações com direito a voto. Com a mudança, ficará com 24%. A Ultra é a segunda maior distribuidora de combustíveis do país com os postos Ipiranga. Nesta quarta-feira, as ações (UGPA4) tiveram alta perto de 0,50% nas primeiras horas de negócios na bolsa.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247