A culpa é dos emergentes

Presidente da gestora de ttulos Pimco diz que crescimento mundial afetado pela poltica desses pases



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_O problema do mundo são os países emergentes. Essa é a conclusão do presidente da Pimco, Mohamed El-Erian, que culpa a política monetária, a distribuição de renda aos mais pobres e as medidas de contenção para evitar a alta da inflação como prejudiciais à recuperação das economias desenvolvidas.

O comandante do fundo que compra títulos de dívidas de países ao redor do globo escreveu no Financial Times que o enfraquecimento dos países desenvolvidos fica mais evidente com as políticas econômicas assistencialistas dos emergentes. "Ao conterem as pressões inflacionárias, as economias emergentes irão elevar a probabilidade de renovar um fraco patamar para a economia global, já que os países desenvolvidos estão estruturalmente enfraquecidos e a política cíclica induzida para sua recuperação está se atenuando", disse El-Erian.

Para El-Erian, os países desenvolvidos deveriam participar dos trabalhos para conter a inflação nos emergentes. “A questão não é se os países emergentes deveriam conter a inflação, mas de qual forma”, afirmou ele, que está preocupado com um problema global maior: a estagflação, ou seja, fenômeno que combina altas taxas de inflação e baixos patamares de crescimento econômico.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247