Videojogos como o Nintendo Switch beneficiam aos idosos
Os jogos eletrônicos se transformaram atualmente no entretenimento preferido de muitas pessoas da chamada “terceira idade”.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Os jogos eletrônicos se transformaram atualmente no entretenimento preferido de muitas pessoas da chamada “terceira idade”. Existem diversas pesquisas que afirmam que o uso de consoles como o Nintendo Switch pode beneficiar aos idosos tanto física quanto mentalmente. Comprar Nintendo Switch pode ser uma importante decisão para a família.
Já pode ser considerado um pensamento antigo aquilo de que os jogos eletrônicos e os aparelhos tecnológicos são coisas de crianças e de adolescentes. Hoje em dia pessoas de absolutamente todas as idades se divertem jogando com aparelhos como o Nintendo Switch, ou passam um bom tempo entretidos diante de uma tablet.
Para os idosos, os jogos eletrônicos só trazem benefícios, pois com eles conseguem manter, de uma forma divertida, as capacidades cognitivas e físicas!
A relação dos aparelhos como Nintendo Switch com a terceira idade
As empresas dedicadas a criação de jogos eletrônicos lançam todos os anos novos jogos que atraem a pessoas de todas as idades. Os idosos, especialmente, se sentem seduzidos pela possibilidade de encontrar neste tipo de divertimento, uma opção para ficarem perto dos netos, por exemplo.
Existem jogos que podem ser jogados por todos, e outros que dependem da faixa etária. Alguns favorecem o estímulo da mente, outros do físico. Os jogos ideais para as pessoas da terceira idade são:
- Jogos de memória. São aqueles jogos que obrigam ao jogador a relacionar pares de figuras, por exemplo. Ou quebra cabeças. Também jogos que desafiam ao jogador para fazer diversos cálculos. Estes tipos de jogos são fantásticos para os processos cognitivos e retenção de memória.
- Jogos de lógica. São os jogos que permitem raciocinar, os que mantêm o cérebro bem em alerta. Os quebra - cabeças são perfeitos para isso, como também os jogos de estratégia, cálculos matemáticos e jogos de perguntas e respostas. Também são interessantes aqueles que incitam a criar formas, relacionar cores ou encontrar figuras.
- Jogos físicos. Na verdade, este tipo de jogos estimula a prática de exercícios físicos ou esportes. Na tela, movimentos que na vida real devem ser imitados.
- Jogos de observação. Estes jogos estimulam a capacidade de concentração e ajudam à visão, porque desafiam a encontrar diferenças ou a descobrir figuras.
É evidente que, com a grande variedade de jogos eletrônicos que existem no mercado, fica difícil a escolha quando o jogador será um idoso. Principalmente porque os jogos que possuem classificação por idade, se referem às crianças e adolescentes. Os jogos não indicam que são para pessoas da terceira idade.
Pesquisas avaliam os benefícios
Já está comprovado que os jogos eletrônicos e o contato com a tecnologia de um modo geral são positivos para o desenvolvimento das crianças quanto a memória, a concentração, a rapidez nas decisões, e a relação entre a visão e o movimento.
Para os idosos, a tecnologia tem um papel fundamental e está comprovado, porque se realizaram diversas pesquisas e estudos tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, verificando que os jogos eletrônicos possuem diversos benefícios para as pessoas da terceira idade:
- Há jogos que estimulam ou melhoram a capacidade para realizar varias tarefas ao mesmo tempo.
- Há jogos que estimulam a memória.
- Jogos eletrônicos com determinados sons estimulam a capacidade de atenção.
- Jogos eletrônicos ajudam a tratar a depressão nos idosos, pois os tiram da solidão, tanto física quanto do pensamento.
É claro que nem sempre os jogos eletrônicos são a solução para os problemas físicos ou mentais dos adultos idosos. Cada caso é um caso. Mas sim é possível colaborar para a melhora em diversas situações.
- Sociabilizar com pessoas da mesma idade, compartilhando jogos, decisões e escolhas na frente da tela.
- Ter mais contato com os netos. Muitos avos escolhem os jogos eletrônicos para passar mais tempo com os netos que, vale a pena destacar, adoram essa diversão compartilhada.
- Treinar a memória. Nada melhor do que esse tipo de treino divertido para poder exercitar essa parte do cérebro tão importante para os idosos.
- Estar ativo, em mente e em físico. Sentado com uma console nas mãos na frente da tela da TV, por exemplo, tira o idoso da cama ou de uma situação de solidão ou angustia, e o leva para o entretenimento que ajuda a esquecer os maus pensamentos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247