Vídeo derruba crítica de Chico a biógrafo
Em artigo, compositor afirmou que nunca conversou com Paulo Cesar Araújo sobre a biografia não autorizada de Roberto Carlos; escritor rebateu a acusação com artigo e imagem: "O artista certamente se esqueceu, mas ele me recebeu em sua casa, na Gávea, na tarde de 30 de março de 1992"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O biógrafo do músico Roberto Carlos, Paulo César de Araújo, rebateu o artigo publicado por Chico Buarque no Globo contra a publicação de biografias não autorizadas com a divulgação de um vídeo.
No texto, o compositor afirmou que o autor de "Roberto Carlos em detalhes" (obra que foi recolhida das livrarias), cita na obra uma conversa que não existiu: "Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou".
O biógrafo respondeu a acusação em artigo também publicado no Globo: "Foi com grande espanto que li, quarta, declaração de Chico Buarque aqui no GLOBO, afirmando que jamais me deu uma entrevista. Ou seja, ele alega que eu teria faltado com a verdade ao incluí-lo entre as fontes listadas na biografia “Roberto Carlos em detalhes”. Ocorre que Chico Buarque foi, sim, uma das 175 pessoas que entrevistei para a pesquisa que resultou naquele livro. O artista certamente se esqueceu, mas ele me recebeu em sua casa, na Gávea, na tarde de 30 de março de 1992". Ele divulga ainda o vídeo em que mostra o trecho da entrevista em que Chico fala de Roberto Carlos (assista aqui).
O biógrafo Araújo se disse surpreso com o apoio dos músicos à causa de Roberto Carlos: "O que levou o grupo Procure Saber [do qual Chico, Caetano e Gil fazem parte] a apoiar Roberto sobre biografias autorizadas? Talvez seja uma contrapartida ao apoio que Roberto deu à fiscalização do Ecad [entidade arrecadadora de direitos autorais]".
Em seu artigo, Chico disse ainda achar "justo" os herdeiros de Garrincha terem conseguido uma "alta indenização" da Companhia das Letras pela biografia "Estrela Solitária", escrita por Ruy Castro.
O editor da Campanhia das Letras, Schwarcz, rebateu no blog da editora que não houve indenização à família de Garrincha (1933-1983), e sim um "volumoso acordo, sem nenhuma condenação".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247