Uma breve história da música
Flamenco, ax e riffs de guitarra so atraes da terceira edio do festival internacional de documentrios musicais que exibir 70 filmes no Rio de Janeiro e So Paulo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Natália Rangel_247 - A terceira edição do Festival Internacional de Documentário Musical traz algumas raridades ao Brasil este ano, quase todas voltadas para quem se interessa pelas histórias, lendas e conspirações do rock'n roll. Os homenageados do evento deste ano são o cineasta espanhol Carlos Saura, o americano Albert Maysles e o brasileiro Andrucha Waddington. Entre as atrações, o filme “Gimme Shelter”, de 1970, sobre o show dos Rolling Stones em que o documentarista registra o assassinato de um espectador por uma gangue dos Hells Angels. Além de “What's Happening! The Beatles in the USA”, de 1964, em que Maysles filma a chegada do grupo inglês nos EUA.
Vem pela primeira vez ao Brasil o documentário “Who killed Nancy?”, que revela novos dados sobre a morte da namorada de Sid Vicious, um trágico e obscuro episódio da tumultuada história deste dois ícones do punk-rock. Jimmy Hendrix é outro homenageado no evento que exibe o inédito “E Aí Hendrix”, filme um tanto laudatório sobre a trajetória do guitarrista Jimi Hendrix em Londres com muitas entrevistas de artistas e historiadores que endeusam Hendrix com frases do tipo “ele transcende a guitarra”. Apesar desse tom acima, o documentário traz histórias e curiosidades sobre a vida do maior guitarrista de todos os tempos. Fala do mítico episódio em que Hendrix queima a própria guitarra em cima do palco durante show no Astoria Theatre, em Londres, em 1967. E Aí Hendrix mostra também a rivalidade que existia entre o músico e outros grandes guitarristas ingleses como Pete Townshend, do The Who, Eric Clapton, Jimi Page e Jeff Beck.
Entre os brasileiros que participam do filme estão Pitty, Frejat, Pepeu Gomes, Robertinho de Recife, Davi Moraes e George Israel. A lendária banda Motorhead está representada na figura de seu líder, Lemmy Kilmister. O filme Lemmy, de Wes Orshoski, conta a trajetória do roqueiro, de seus 40 anos de carreira e o mostra tocando a sua guitarra Rickenbecker de estimação. Do brasileiro Andrucha Waddington serão exibidos “Tempo Rei”, “Paralamas do Sucesso – Longo Caminho”, “Outros (Doces) Bárbaros” e “Paralamas em close up”. Focado nos anos 1980, o documentário “High on Hope” narra as história das primeiras raves inglesas. Entre as obras brasileiras, destaque para o documentário “Sonora Rio-Bahia”, que retrata a história do axé no Brasil, produzido e escrito por Daniela Mercury.
Serviço:
In Edit Brasil – 3º Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 28/04 a 08/05 em São Paulo e de 6 a 12/05 no Rio de Janeiro.
Confira a programação completa:
Salas em São Paulo:
MIS-SP
CineSesc
Galeria Olido
Matilha Cultural
CineArte (a confirmar)
Salas no Rio de Janeiro:
Botafogo Artplex (a confirmar)
Filmes
30 títulos nacionais (aproximadamente)
30 títulos internacionais (aproximadamente)
Títulos Internacionais:
Soul Train: The Hippiest Trip in America
The Extraordinary Ordinary Life of Jose Gonzalez
Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin' About Him?)
Brian Eno: Another Green World
LENNONYC
Upside Down: The Story of Creation Records
Who killed Nancy?
Keep on Running: 50 Years of Island Records
Johnny Mercer
William S Burroughs: A Man Within
Speaking in Code
Coming Back for More
High on Hope
Do It Again
Strange Powers
Títulos Nacionais:
"Sex Beatles: Memorabília" de Marcelo Martins
"Filhos de João ou o admirável mundo novo baiano" de Henrique Dantas
"Sonora Rio-Bahia" de Jasmin Pinho. Produzido e escrito por Daniela Mercury
"É Candeia" de Ozualdo R. Candeias
"Gretchen Filme Estrada" - Pascoal Samora e Eliane Brum
"E aí Hendrix?" de Pedro Paulo Carneiro
"Tikimentary" de Duda Leite
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247