Um tributo à arte de Ianelli

Exposio em So Paulo rene 40 trabalhos do pintor e escultor paulistano Arcangelo Ianelli -- todos doados Pinacoteca pelo artista que morreu h dois anos



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 – Dois anos após a morte do artista brasileiro Arcangelo Ianelli (1922 - 2009), a Pinacoteca do Estado de São Paulo dedica ao pintor e escultor uma exposição reunindo as obras que foram doadas em testamento pelo artista à instituição. A mostra intitulada “Arcangelo Ianelli – Doação” expõe 34 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras, que agora pertencem ao acervo do museu. Um dos mais importantes e valorizados artistas plásticos brasileiros, Ianelli doou cerca de 170 obras para 16 museus nacionais e estrangeiros – trabalho conduzido pessoalmente pelo artista que desejava que sua arte estivesse disponível ao olhar público. Após a sua morte, quando as obras foram encaminhadas às instituições, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, rejeitou 14 peças, alegando que eram “redundantes” em relação ao acervo que já possuíam do artista. O imbróglio se deu no final do ano passado e criou um mal estar entre a família e a curadoria do MAM.

 

A mostra em cartaz na Pinacoteca representa diversas fases da trajetória do artista que se tornou reconhecido como um mestre da abstração geométrica, gênero ao qual ele passou a se dedicar no início da década de 1960 e que o consagraria. Mas também há quadros da fase figurativa e da transição. Entre as obras que poderão ser vistas na mostra estão desenhos como Leitura e Velho (1940) e pinturas abstrata, como Paisagem e Natureza morta (foto). Assim, a Pinacoteca que já tinha em seu acervo 13 pinturas e esculturas de Ianelli, todas adquiridas pelo estado nos anos 1980 e 1990, agora possui 47 obras do artista. Destaque também para desenhos produzidos nos seus anos de formação e telas figurativas da década de 1950 que têm como tema a paisagem urbana de São Paulo. Em entrevista, o curador chefe da Pinacoteca, Ivo Mesquita, definiu a importância do artista: “Arcangelo Ianelli foi um dos mais destacados artistas do Abstracionismo Formal no Brasil. Iniciou sua carreira como artista figurativo, principalmente paisagens urbanas e marinhas. Ao longo de sua carreira, desenvolveu uma linguagem pessoal, primeiramente com composições formais estruturadas por linhas que definem campos de cores variadas e harmoniosas; e, depois, por grandes formatos com estrutura geométrica e campos monocromáticos. Ianelli pode ser considerado um dos grandes coloristas da arte brasileira”.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247