Um Rio de Janeiro pouco iluminado

Feridas da metrpole e da capital fluminense so escancaradas em Um Lugar Escuro, romance de estreia de Leonardo Zegur

Um Rio de Janeiro pouco iluminado
Um Rio de Janeiro pouco iluminado (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247- Leonardo Zegur é formado em psicologia, e levou suas influências de formação para seu romance de estreia. “Um Lugar Escuro” é um livro provocante, que coloca o dedo na ferida da sociedade, mais especificamente, carioca. “Na época que escrevi o livro, estava estudando surtos psicóticos, dos quais ninguém está totalmente a salvo – e isto me instigou muito”, conta o escritor, de 28 anos.

A trama é baseada em um amigo de Zegur, que confessava suas tristes histórias em carregados diálogos. As experiências de rejeição e isolamento social foram transportadas para as páginas de seu romance e descritas em primeira pessoa. “Eu não quis nem dar um nome ao personagem. Minha intenção é que os leitores se sintam dentro da história”. Embora tenha se inspirado em fatos reais, o autor levou as consequências das histórias ao extremo, pintando o livro com cores criminais.

O carioca Zegur buscou mostrar também suas impressões à capital fluminense. “Morei fora durante muito tempo, e quando voltei vi nuanças nítidas. O povo do Rio é grosseiro inclusive comparado ao do interior. A sensualidade daqui choca aqueles que vêm de fora, mas é extremamente natural”. Desta forma, descreveu uma metrópole que não pode ser encontrada em nenhum guia turístico, contada em cenários de uma periferia que não interessa aos visitantes estrangeiros.

continua após o anúncio

Foram doze meses de trabalho para que se concretizasse um desejo antigo do escritor. “Quando eu era criança, não gostava de ler, até que a professora mandou que lêssemos ‘Olhai os Lírios do Campo’, de Érico Veríssimo, e tudo mudou. Desde aquela época eu penso: quero fazer isso também!” O personagem envolvente e os cenários cotidianos de fato aproximam leitores de primeira viagem, ainda mais com uma linguagem não muito rebuscada que Zegur procurou usar.

Os leitores que entraram em contato com o autor se mostraram satisfeitos, aumentando sua vontade de escrever outros projetos que estão na gaveta para que mais pessoas sejam atraídas ao mundo da leitura. “Entre o livro e o leitor, são colocadas muitas barreiras. Tem muita coisa boa que não consegue chegar às livrarias por questões editoriais, enquanto obras puramente comerciais são comercializadas com facilidade”, critica.

continua após o anúncio

Àqueles que quiserem conhecer “Um Lugar Escuro”, basta entrar no site da editora ou mesmo entrar em contato com o escritor, por meio do e-mail umlugarescuro@gmail.com.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247