Tognolli rebate Caetano

Colunista do Brasil 247 retruca artigo do msico baiano e o acusa de perseguir jornalistas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Claudio Julio Tognolli - Caetano Veloso, em artigo feroz no Globo neste domingo 27, põe-se acima do bem e do mal: para variar. Sustem ataques contra toda a mídia. Tudo porque, a partir deste Brasil 247, tornou-se pública, a partir de nossa reportagem, a base de dados dos que mamam nas tetas da vaca profana do erário. A base de dados torna Maria Bethânia café pequeno face outros artistas consagrados que pedem verbas polpudas para o erário. Mas Caetano deu uma dica: quem convidou Bethânia para apresentar o projeto foi Hermano, irmão de Herbert Vianna. Eu não sabia que Hermano era lobista. Thanx pela dica, Leãozinho.

A revista Veja deste domingo resgata a reportagem do Brasil 247. E o repórter Sérgio Martins ilumina ainda mais o caso: mostra que, nos EUA, artistas ficam famosos e ricos, com grana do público pagante. Para depois reverterem o dinheiro privado à caridade. No Brasil é o contrário: mama-se do público, por interesses privados inconfessáveis.

Em abril de 1999, o finado gênio Sérgio de Souza botou a mim na capa da revista Caros Amigos. Ali denunciei o que chamava de "máfia do dendê": como artistas baianos, sobretudo Gilberto Gil e Caetano, comandavam demissões nas redações do Brasil. Jornalistas que não apoiavam artistas ungidos por Caetano e Gil eram demitidos ou procrastinados em grandes jornais. Lembro de Caetano, por exemplo, ter apelidado grandes articulistas e repórteres da Folha de S. Paulo, como Luis Antonio Giron e Pedro Alexandre Sanches, de "os branquinhos da Folha". André Forastieri, por exemplo, foi demitido a pedido de Caetano, depois de ter criticado, acidamente, a apresentação que Regina Casé fez de um MTV Awards brazuca.

continua após o anúncio

Na Caros Amigos de 1999, eu mesmo entreguei uma foto, de uma reportagem encomendada pela Máfia do Dendê: era um pedido de Gilberto Gil, para que elogiassem o finado Dorival Caymmi em seus então 80 anos de vida. Abandonei meu emprego, por causa desse pedido, entre outras cousas. Mas tive de cumpri-lo: era o leite dos meus gatinhos em jogo. Eu tinha um cargo de confiança.

Em 2006, o leitor há que lembrar, Paulinho da Viola reclamou da máfia do dendê quando notou, em certo festival, que seu cachê era milionariamente inferior ao de Caetano.

continua após o anúncio

Caetano Veloso, em seu artigo do Globo deste domingo, me chama de "um tal Tognolli". Mostra que guardou o termo "máfia do dendê", dentro de si, como um sapo de macumba. Caetano tece acusações ad hominem contra meia dúzia de jornalistas. No meu caso, relata que a biografia que escrevi como co-autor de Lobão, 50 anos a mil, não foi redigida por Lobo. Mentira, óbvio: aí apenas cuidei das investigações dos bancos de dados, entrevistas e busca (muito difícil) da papelada judicial que o pós-ditadura teceu contra Lobão. Vou para meu oitavo livro. O primeiro, o Século do Crime, de 1996, pela editora Boitempo, já saiu levando um prêmio Jabuti --o que me faz defecar e caminhar pela defesa que Caetano faz do Jabuti do Chico Buarque.

A rede de influência e lobby criada nas redações por Caetano e Gil é viva. Mas agoniza. Eis porque Caetano rodou a baiana: porque as baianas estão rodando. Temos ainda, numa grande redação, um editor que lê, avanta la lettre, para Chico Buarque, tudo o que vai sair contra ele no jornal do dia seguinte. Mas é um caso isolado: e igualmente nos seus estertores.

continua após o anúncio

O problema é que a "Máfia do dendê" se sofisticou: passou de operar politicamente, nas redações, para operar economicamente, desde que Gil tornou-se ministro da Cultura, sob Lula.

Se você for na base dos projetos ungidos, legal mas imoralmente, pelo Ministério da Cultura, que se encontra aqui:

continua após o anúncio

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/02/CNIC-184.pdf

Verá o número do projeto. De posse dele, insira-o aqui:

continua após o anúncio

http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php

E veja quem, detalhadamente, está tendo sua grana da viúva aprovada.

continua após o anúncio

Fica a dica: tente, leitor, ver quais os advogados conseguiram obter a aprovação de projetos mais caros. Caso, leitor, você estabeleça alguma conexão entre Gilberto Gil, Flora Gil e Hermano Viana e esses advogados, te dou um doce. A questão está em aberto para as autoridades e deputados.

Antes de Lula, a parte mais sensível da Máfia do Dendê era o ego. Hoje é o bolso

continua após o anúncio

P.S. - Meu nome pode ser Jack Abramoff e eu me exercito todos os dias...

Leia na íntegra o artigo publicado por Caetano Veloso em O Globo deste domingo, 27.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247