TikTok derruba conta de Zel Junior, do filme “As Panteras do Lula”, que viralizou nas redes (vídeo)

Filme feito por jovens da periferia e inspirado numa releitura pós-moderna do clássico As Panteras viralizou nas redes e sofre campanha de bolsonaristas

Jade Mascarenhas, Zel Junior e Diana Martins
Jade Mascarenhas, Zel Junior e Diana Martins (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O filme “As Panteras do Lula”, com roteiro e direção de Zel Junior, que é também ator do vídeo, viralizou nas redes sociais desde que foi lançado, na última terça-feira (29), com mais de um milhão e meio de visualizações no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok. Devido à campanha movido por bolsonaristas contra o filme, a conta de Zel Junior foi derrubada no TikTok

Com apenas dois minutos de duração, o vídeo impressiona pela qualidade da produção. Tem edição ágil, fotografia impecável, efeitos especiais e letreiros que parecem inspirados no cinema estadunidense, mas rompem com a estética moderna. É uma produção tipicamente pós-moderna.

continua após o anúncio

As “panteras do Lula” são o próprio Zel, um jovem gay de apenas 24 anos, a atriz Jade Mascarenhas e Diana Martins Pantera. O filme representa continuidade e ruptura com a série original, de 1976 e, sobretudo, com a mais recente longa da franquia original, que estreou em 2019. Isso desde a escolha do trio de “panteras” brasileiras: uma mulher cis (Jade), um gay (Zel) e uma trans negra (Diana). 

Os outros atores do filme são Sibelius (Lula), Henrique Merloto, Savio Reali e Laleska (robôs), e Lexis Royale (assistente de Lula).

continua após o anúncio

Zel Junior e Jade Mascarenhas estiveram no Giro das 11 da TV 247 nesta sexta-feira (assista à participação deles ao final). Aqui você pode assistiu ao filme no canal de Zel Junior no YouTube:

 

continua após o anúncio

Zel Junior tem um canal no no YouTube desde 2017, para seus filmes, mas dificilmente consegue lançar mais de um por ano. Motivo: falta de dinheiro. 

Zel Junior banca toda a produção de seu próprio bolso e apoios eventuais de amigos. Não tem investidores nem patrocínios. E ainda faz questão de remunerar todo o elenco, sempre composto por amigos seus.

continua após o anúncio

Você pode colaborar com as produções de Zel Junior mandando um pix aqui: pixzeljunior@gmail.com."Comecei a rodar 'As Panteras do Lula' em junho de 2021, uma diária por mês. Ia juntando dinheiro e chamando a galera para filmar. Aluguei a câmera e os figurinos. Paguei alimentação e transporte para todo mundo. Tivemos uma locação em Mogi das Cruzes, e cada viagem de Uber me custou 400 reais", contou ele à Folha de S.Paulo.

O filme é todo feito com detalhes que carregam significados ou evocações instigantes ("easter eggs"); Uma das "panteras", Diana, dispara lâminas de barbear de seu bracelete. As lâminas são usadas por travestis para se defenderem nas ruas. 

continua após o anúncio

Zelito dos Santos Silva Junior nasceu em Jequié, na Bahia, e se mudou para São Paulo aos nove anos de idade. Mora até hoje com a mãe, o padrasto e a irmã em Cidade Tiradentes, uma comunidade pobre na zona leste, periferia da cidade. Não cursou faculdade: tem apenas o ensino médio, e é autodidata em cinema. 

Não é a primeira vez que ele viraliza. Trabalhos anteriores, como as duas partes de "Gay x Crente", também tiveram centenas de milhares de visualizações. Com o tempo, foi se politizando cada vez mais, guinando à esquerda.

continua após o anúncio

"Eu tirei meu título de eleitor aos 16 anos, por influência de uma professora. Ela me contou que, antes do Lula chegar à presidência, pobre não andava de avião. Por isso, eu sempre votei no PT".

Veja a entrevista de Zel e Jade no Giro das 11:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247