Spike Lee vê “desrespeito” a negros em novo filme de Tarantino

Cineasta, autor de “Malcolm X”, diz em entrevista ao site americano Vibe que a escravidão nos EUA não foi um western spaghetti, mas um holocausto, em crítica ao longa de Quentin Tarantino, que trata do assunto e estreia no Brasil em 18 de janeiro

Spike Lee vê “desrespeito” a negros em novo filme de Tarantino
Spike Lee vê “desrespeito” a negros em novo filme de Tarantino (Foto: Andrew Cooper)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Spike Lee não foge da boa polêmica. A última envolve seu colega Quentin Tarantino e o novo longa “Django Livre”, que trata da escravidão nos Estados Unidos. Lee, negro e diretor, entre outros, do filme “Malcolm X” (defensor dos direitos dos negros nos EUA, assassinado em 1965), classificou o filme de Tarantino como “desrespeitoso” a seus ancestrais. Além disso, indiretamente viu um certo glamour no tratamento do tema da escravidão pelo diretor de “Kill Bill” e “Pulp Fiction”.

As críticas foram feitas em entrevista ao site americano Vibe. “Não falarei sobre o filme, porque não vou ver. Tudo o que posso dizer é que assisti-lo seria desrespeitoso aos meus ancestrais. É o que posso dizer. Não posso desrespeitá-los”, disse Lee.

“Django Livre” narra a história de um escravo que busca salvar sua mulher, vendida para um latifundiário escravocrata nos Estados Unidos, em meados do século 19. O filme deve estrear em 18 de janeiro no Brasil.

continua após o anúncio

“A escravidão nos Estados Unidos não foi um western spaghetti de Sérgio Leone, mas um holocausto. Meus ancestrais foram escravos, roubados da África. Eu os honrarei”, disse ainda o diretor de “Faça a Coisa Certa”. Depois, em resposta a um fã que comentou que filmes são apenas entretenimento, Lee foi enfático: “Errado. “O Nascimento de Uma Nação” resultou em linchamentos de negros. A mídia é poderosa. Não durma, acorde, cara”, falou muito sério, olhando para o autor da pergunta. “O Nascimento de uma Nação” é um polêmico filme dirigido por D. W. Griffith, por muitos considerado racista.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247