Sotherby´s arrecada valor recorde para arte latino-americana

Tela do artista cubano Wifredo Lam foi arrematada por U$ 4,56 milhões; obra do brasileiro Sergio Camargo foi comprada pelo dobro do valor esperado pela casa, em leilão noturno, realizado na última quarta, em Nova York

Sotherby´s arrecada valor recorde para arte latino-americana
Sotherby´s arrecada valor recorde para arte latino-americana (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma tela de 1944, do artista cubano Wifredo Lam dedicada a um orixá feminino obteve o maior valor no mais lucrativo leilão noturno de arte latino-americana já realizado pela Sotheby's, em Nova York, na última quarta-feira (23). "Ídolo (Oyá/Divinité de l'Air et de la Mort)" foi arrematada por US$ 4,56 milhões por um colecionador sul-americano. O valor é mais do que o dobro do recorde anterior do artista, morto em 1982. Na mesma noite, cinco colecionadores anônimos disputaram a arte do brasileiro Sergio Camargo. O relevo “Hommage à Fontana”, de Camargo foi arrematado por US$1,5 milhão, o dobro do que a casa esperava. No total, o leilão da Sotheby's arrecadou 21,8 milhões.

 "Estamos deslumbrados com o novo preço recorde obtido para Wifredo Lam, que foi um dos nove novos recordes para artistas batidos durante o leilão noturno de quarta-feira", disse Axel Stein, chefe do departamento de arte latino-americana da Sotheby's.

Lam fundiu o surrealismo com a santería, uma versão cubana do candomblé. Nessa tela, pelo menos seis orixás podem ser distinguidos em meio às figuras meio humanas, meio animais, segundo Stein. A orixá Oyá, que batiza a obra, também é conhecida no Brasil como Iansã. Filho de pai chinês e mãe negra, Lam teve uma avó mãe-de-santo, mas o artista só começou a explorar a religião em sua obra depois de visitar o Haiti e Cuba na companhia do surrealista francês André Breton, em 1940. 

continua após o anúncio

Houve forte demanda pela arte venezuelana, com recordes para três dos seus artistas do século 20: Jesús Rafael Soto, Armando Reverón e Gertrudis Goldschmidt. Exceção foi para a principal obra do leilão, "Niña en Azul y Blanco" (1939), do mexicano Diego Rivera, que não foi vendida.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247