Silvio Tendler envia carta aberta à ministra da Cultura

Numa atitude contra "parte de funcionários da Ancine", cineasta diz que chega "às raias do desespero em ter de enfrentar amarras" de dois empregados da Agência que "tentam a todo custo nos impedir de filmar"

Silvio Tendler envia carta aberta à ministra da Cultura
Silvio Tendler envia carta aberta à ministra da Cultura


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Num protesto contra dois funcionários da Ancine - Agência Nacional do Cinema - o cineasta Silvio Tender (Os Anos JK - Uma Trajetória Política, Jango e Glauber, o Filme) escreveu uma carta aberta à ministra da Cultura, Marta Suplicy. O artista diz que já chega "às raias do desespero" por ter de enfrentar "parte de funcionários da Ancine" que tem travado seu trabalho.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

Prezados:

continua após o anúncio

Depois de anos lutando para conseguir recursos para filmar o Poema Sujo, finalmente resolvi a equação para fazer uma série de TV e um longa-metragem. Dois funcionários da Ancine sem nenhuma regra ou constrangimento decidem que recursos liberados para programas de Tv não podem gerar filmes também.

De onde eles inventaram essa decisão que não faz parte das regras do jogo? Ontem encaminhei carta à Ministra da Cultura que transcrevo. Eles não conseguirão me impedir de filmar. Mais uma vez vou à luta, companheiros!

continua após o anúncio

Silvio Tendler

Ilustre Ministra,

continua após o anúncio

Em primeiro lugar, parabéns por ter aceito o Ministério de Cultura do Brasil, um dos países de maior diversidade cultural do Mundo. Considere um privilégio e um desafio.

Me dirijo diretamente a Sra porque estou chegando às raias do desespero em ter que enfrentar amarras e entranhas Kafkianas que tentam a qualquer custo impedir que o cineasta exerça sua profissão com conforto e dignidade.

continua após o anúncio

A todo momento temos que enfrentar, como se fosse uma gincana ou uma prova de esforço, algum entrave por parte de funcionários da Ancine que tentam a todo custo nos impedir de filmar. Desta vez trata-se de transportar para o Cinema e para a Televisão a adaptação de uma das maiores obras-primas da Cultura Universal que é o "Poema Sujo" do Poeta Ferreira Gullar.

Depois de ter perdido concurso de roteiro porque o funcionário parecerista entendeu que o "povo brasileiro não gosta de poesia", finalmente consegui vencer um concurso para fazer episódios para a Tv. Por meios próprios e com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro consegui os recursos para além dos episódios de Tv, transformar num longa metragem, o Poema.

continua após o anúncio

Cumprimos todas as etapas da burocracia da Ancine e nossa solicitação de liberação de verbas deveria ser apresentada na próxima reunião de diretoria, na primeira semana de janeiro. Tudo preparado, vencidos todos os obstáculos de cartas, solicitações , carimbos, selos e estampilhas, ontem recebo por e-mail um ofício pedindo desculpas pelo mal-entendido mas que devido a "um acordo operacional" entre a superintendência de fomento e de desenvolvimento econômico - responsável pelo FSA - da Ancine os recursos destinados à produção de programas televisivos não podem ser transformados também em filmes!!!!!!!!

Se me comprometo a entregar as emissões contratadas com a devida qualidade, o que pode me impedir de também transformá-las em filme?

continua após o anúncio

Não existe nenhuma lei, decreto ou instrução que me impeça em otimizar verbas mas simples acordos entre funcionários dispostos a barrar o cinema brasileiro, custe o que custar. Temos farta documentação mostrando que o processo caminhou conforme as solicitações dos analistas e que cumprimos todas as exigências.

No meu entendimento trata-se da mais grotesca censura jamais aplicada a uma obra de arte ou desejo que meu contrato que expira em março, não seja cumprido.

continua após o anúncio

Socorro Ministra, ajude-me a vencer a burrice e a burocracia e que eu possa fazer um bom filme, uma verdadeira "Canção do Exílio"!

Atenciosamente,

Silvio Tendler

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247