Setembro é Mês da Cultura Independente em São Paulo

Markus Popp; a dupla francesa Congopunq; Mano Brown, Emicida e Blonde Redhead se apresentam no festival; evento começa nesta sexta, 31, e vai até o final do mês

Setembro é Mês da Cultura Independente em São Paulo
Setembro é Mês da Cultura Independente em São Paulo (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247-  O Mês da Cultura Independente (MCI) chega a seu sexto ano e a abertura do evento é hoje, às 19, no centro da cidade, na festa Voodoohop, que ocupa esquina da av. São João com a r. Dom José de Barros e faz projeções, intervenções, performances e DJs de várias partes do mundo. Os destaques desse primeira noite são o DJ turco Baris K, nome de peso na noite de Istambul e a performática dupla francesa Congopunq, com sua mistura de sons africanos e o punk dos anos 1980.

No domingo (2), o primeiro show do festival será dos Skatalites, acompanhados de B Negão e o Seletores de Frequência, na frente do CCJ, a partir das 16h. Os fãs de rap vão vibrar no dia 9, com a chegada de GZA, um dos fundadores do mitológico Wu-Tang Clan, que se apresenta na arena do Centro Cultural da Juventude.

No dia 16, às 16h, em frente ao CCJ, Mano Brown fará uma apresentação na companhia de Dexter, Emicida e Edi Rock.

continua após o anúncio

ICP, Shackle e Corkestra são os nomes da Semana da Música Holandesa dentro do MCI, que acontece de 22 a 30 nos espaços do CCSP – inclusive jardim suspenso. Quem faz o outro show do evento é o The Ex, em duas apresentações, dia 29, no CCJ, e 30, no Centro Cultural.

Criado para valorizar a poesia urbana de São Paulo, a Sociedade Independente Amigos da Boa Rima sobe no coreto da praça da República no dia 7 para mostrar o novo hip-hop da cidade. Também haverá shows de Kamau e Amiri.

continua após o anúncio

O Cinetério, projeto que mistura música e cinema em frente ao cemitério da Vila Nova Cachoeirinha ganha neste ano a presença do trio novaiorquino Blonde Redhead, no dia 23. Antes e depois do show, a discotecagem será do alemão DJ Tomash, da Voodoohop.

No cinema, destaque para a BR-1 Skate Film Festival, mostra que apresenta produções sobre skate e sua história e mutações. Os filmes serão exibidos no Cine Olido, de 14 a 20.

continua após o anúncio

Outro ponto alto na telona é a Mostra de Cinema Mundial Indie 2012, festival com filmes nacionais e internacionais, focados principalmente na produção independente. As exibições também acontecem no Cine Olido, só que do dia 21 de setembro até 4 de outubro.

O poeta e compositor americano John Cage ganha homenagem no MCI. Nos dias 1 e 8 acontece dentro do projeto Leituras Ignorantes a “100 Cage (80 de vida + 20 de morte)”, com leituras em voz alta do único livro de Cage traduzido no Brasil, “De Segunda a Um Ano”. No dia 3, a pianista Beatriz Roman faz um ensaio aberto e um recital inteiramente dedicado a obras para piano do artista. Ambos os eventos acontecem no CCSP.

continua após o anúncio

A literatura chega em peso neste ano, com a inclusão das bibliotecas Adelpha Figueiredo, Afonso Schmidt, Alceu Amoroso Lima, Brito Broca, Cora Coralina, Helena Silveira, Marcos Rey, Paulo Duarte, Raimundo de Menezes e Rubens Borba Alves de Moraes na programação do MCI. Junto com elas, diversos saraus no Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo.


Outro destaque na área é o Seminário de Literatura Divergente, com escritores que se distinguem dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias.

continua após o anúncio


Consiga um espaço em sua agenda para ver a exposição Alameda: Arte de Rua – A Saga de Writer, que fica de 15 de setembro até 18 de novembro no CCJ, com obras de Past e Lobot em grafitti, que contam a história de um personagem pictórico que vive uma odisseia envolta de reflexões. Na Galeria Olido veja Na Pele – Grupos que se Comunicam e se Identificam pela Tatuagem, que fica exposto até 14 de dezembro e aborda a história, os desenhos e as técnicas, assim como o comportamento em torno da tatuagem no Brasil, por meio de exposição, documentário e debates.

A Trackers apresenta no dia 21, em parceria com o Goethe Institut, o músico alemão Markus Popp. Considerado um dos mais renomados produtores de música contemporânea, que já trabalhou com nomes como Björk, Ryuichi Sakamoto, Tortoise, ele vai apresentar sua instalação sonora Ovalprocess, baseada em um software de música.

continua após o anúncio


Anelis Assumpção é o destaque do teatro Décio de Almeida Prado, nos dias 22 e 23. Já na Matilha Cultural, de 4 a 28, às terças, quintas e sextas, o espaço recebe jazz, soul, rap, música eletrônica e muito mais em uma programação que inclui nomes como MarginalS, Guizado, Walmir Gil, os DJs Nuts e MZK, entre outros.


O MCI ainda recebe debates e palestras, como “O Conflito Entre Cultura e a Cultura Independente”, dia 23, no auditório da Biblioteca Mario de Andrade, com José Teixeira Coelho, curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), ou, no mesmo dia, “A Pixação na Bienal de Berlim – O que a Fez Ocupar Este Lugar”, no espaço Sarau do CCJ, com o sociólogo Sérgio Franco e o pixador Djan “Cripta” Ivson, idealizador dos ataques realizados nas últimas Bienais de São Paulo.

continua após o anúncio

 

Essa é só uma parte da programação, que pode ser vista completa aqui no site, por dia ou por tipo de evento. Vale lembrar: a programação é quase toda gratuita. Apenas os filmes no Cine Olido custam só R$ 1.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247