Segredos de Tim Burton

Livro desvenda a personalidade solitria do cineasta e revela bastidores da produo de grandes filmes do diretor e escritor americano



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Estado - Em recente exposição sobre sua carreira, o cineasta Tim Burton foi homenageado como um dos criadores americanos mais bem sucedidos das últimas décadas. Dono de uma trajetória consistente, Burton transita pelo mainstream do cinemamundial e também é cultuado como um artista underground e independente. O recém lançado "O Estranho Mundo de Tim Burton" (Ed. Leya, R$ 44,90) desvenda as diversas faces do diretor e também traz reportagens sobre os bastidores de toda a sua filmografia. Burton cresceu em uma pequena cidade da Califórnia chamada Burbank.

"Na cidade onde cresci não havia uma cultura de museu. eu nunca visitara um até minha adolescência (a menos que você conte o Museu de Cera de Hollywood). Ocupei meu tempo indo ver filmes de monstros, assistindo televisão, desenhando e vagando no cemitério local. Mais tarde, quando eu comecei a frequentar museus, fiquei impressionado com a semelhança que eles têm com a vibe dos cemitérios. Não de uma maneira mórbida, mas ambos têm um silêncio, uma atmosfera, são introspectivos e eletrizantes. A descoberta da vida e da morte em um só lugar". O cineasta norte-americano Tim Burton, de 53 anos, é um dos diretores mais bem-sucedidos das últimas três décadas. Seu primeiro longa-metragem, "As Grandes Aventuras de Pee-Wee" (1985), que dirigiu aos 26 anos, foi o maior sucesso de público daquele ano. Seu último filme, "Alice no País das Maravilhas" (2010), gerou o lucro mundial de US$ 1 bilhão. 

Apesar de os textos da publicação trazerem algum grau de análise cinematográfica, o forte das reportagens são mesmo as curiosidades a respeito das próprias filmagens comandadas por Burton. Em "Batman" (1989), fica-se sabendo, por exemplo, que os cenários de Gotham City foram realmente construídos. Não foram utilizadas miniaturas nem cenários pintados. E que Jack Nicholson, na pele do Coringa, não trabalhava mais que quatro horas por dia, por razões contratuais. Outra curiosidade é o rumor de que a atriz Kim Basinger, que fez a mocinha do filme, teria sido escolhida por namorar um produtor. Algo que Burton desmente em entrevista numa das reportagens.

continua após o anúncio

O personagem Edward, de "Edward Mãos de Tesoura" (1990), poderia figurar de maneira bem diferente em nossa memória se o ator Tom Cruise tivesse aceitado o papel. O estúdio chegou a fazer várias reuniões para convencê-lo a se juntar à empreitada, mas o astro americano não quis. Segundo a publicação, os boatos davam conta de que ele achava o personagem "pouco masculino". Johnny Depp, por sua vez, não viu nisso um problema. Depois desse filme, ele e Burton trabalharam em várias produções, dentre elas, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005) e "Alice no País das Maravilhas" (2010).

Esse último filme, aliás, parece ter sido um bocado estressante: 90% das filmagens foram feitas em fundo verde, para que as animações de coelhos e afins fossem aplicadas depois. Por causa disso, elenco e equipe técnica teriam sentido náuseas constantes por ficarem muito tempo cercados por paredes verdes. Burton, porém, conseguiu se proteger dos efeitos colaterais: ele tinha lentes especiais em seus óculos. Apesar de o livro trazer esse e outros detalhes interessantes sobre os filmes do diretor, fica faltando substância quando resolve falar da vida do próprio cineasta. Essa é uma proposta que a publicação promete no prefácio e na contracapa e que não cumpre. Há apenas algumas pinceladas sobre a infância solitária de Burton. As informações são do Jornal da Tarde.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247