Reaberto, Museu da Língua Portuguesa oferece novas experiências aos visitantes

A entidade funciona na Estação da Luz, outra referência histórica na cidade de São Paulo, construída no estilo vitoriano

Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo
Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo (Foto: Ana Mello / MLP)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi reaberto em julho deste ano depois de quase seis anos fechado, quando estava em reforma por causa de um incêndio. 

A entidade funciona na Estação da Luz, outra referência histórica na cidade de São Paulo, construída no estilo vitoriano. 

continua após o anúncio

Nesta reportagem da TV 247, o jornalista Joaquim de Carvalho mostra o que o museu oferece e como o público vê a reabertura. Ele também conta histórias de alguns turistas que passam por lá.

O espaço oferece um acervo de grande importância para estudiosos e pessoas interessadas em saber como se formou e onde é falado o idioma de Camões.

continua após o anúncio

Conteúdo revisto e ampliado 

O conteúdo do Museu foi atualizado. Em sua exposição de longa duração, o Museu terá experiências inéditas e outras anteriormente existentes, que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento (2006-2015). Entre as novas instalações estão “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Continuam no acervo as principais experiências, como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

continua após o anúncio

Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz e Hugo Barreto, o conteúdo foi desenvolvido com a colaboração de escritores, linguistas, pesquisadores, artistas, cineastas, roteiristas, artistas gráficos, entre outros profissionais de vários países de língua portuguesa. São nomes como o músico José Miguel Wisnik, os escritores José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Marcelino Freire e Antônio Risério, a slammer Roberta Estrela d’Alva e o documentarista Carlos Nader. Entre os participantes de experiências presentes na expografia estão artistas como Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Laerte, Guto Lacaz, Mana Bernardes e outros.

Já a exposição temporária de reabertura do Museu, “Língua Solta”, traz a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano. Com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, a mostra conecta a arte à política, à vida em sociedade, às práticas do cotidiano, às formas de protesto e de religião, em objetos sempre ancorados no uso da língua portuguesa.

continua após o anúncio

O Museu foi concebido também com recursos de acessibilidade física e de conteúdo.

Nova mostra em novembro

Sonhei em português!, a nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, será inaugurada no dia 12 de novembro. A mostra tematiza a questão da migração no século XXI, mostrando como tal experiência é atravessada pela questão da língua.

continua após o anúncio

Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, a exposição ficará em cartaz até junho de 2022, no primeiro andar da sede do museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, tradicional ponto de partida e chegada de migrantes no coração do bairro do Bom Retiro, que também tem todo o seu povoamento baseado na imigração.

Com informações do site do Museu da Língua Portuguesa

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247