Projeto festeja o centenário de Mario Lago

Srie de apresentaes musicais, teatrais e literrias comemora o centenrio do ano de nascimento do artista

Projeto festeja o centenário de Mario Lago
Projeto festeja o centenário de Mario Lago (Foto: AGLIBERTO LIMA/AGÊNCIA ESTADO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- Se estivesse vivo, Mário Lago completaria 100 anos neste sábado, 26 de novembro. Para celebrar essa data e relembrar a importância desse poeta nascido no Rio de Janeiro em 1911, seus filhos desenvolveram o projeto “Lago, Homem do Século 20” – que inclui exposição, reedições de livros, shows, uma peça de teatro e um documentário. 

São Paulo será a primeira capital a sediar as apresentações, com o projeto “O Autor na Praça”, que entrará em cartaz no dia 2 de dezembro, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima e será composto por exibição de vídeos, leituras de textos, poemas e músicas.

Nos primeiros dias de janeiro de 2012, será lançado no Rio de Janeiro, o disco “Folias do Lago”. O álbum traz raridades musicas, com exceção do sucesso “Ai, que Saudades da Amélia”. O disco tem participações de grandes nomes do cenário musical, como Ney Matogrosso, Roberta Sá, Eduardo Dusek, Áurea Martins, Marcos Sacramento e Pedro Miranda, que cantam sobre a base instrumental do Cordão de Boitatá. Algumas faixas como “Atire a Primeira Pedra” foram arranjadas por um time de especialistas para atualizar a gravação e soar como inéditas.

continua após o anúncio

“Lago, Homem do Século 20” abrange também a reimpressão do livro “Na Rolança do Tempo”, lançado na década de 70, e o seminário Mário Lago: Síntese de um Século, que será realizado pelo Museu da Imagem e do Som e pela Casa de Rui Barbosa.

O projeto dirigido por Mario Lago Filho, conhecido como Mariozinho, foi avaliado em R$ 4 milhões, valor que ainda tenta captar. Só o documentário sobre Lago, a cargo de Marco Abujamra, foi orçado em R$ 900 mil. “Era um projeto suicida, mas vamos fazer tudo. O mais difícil será a peça de teatro (Foru Quatru Tiradente na Conjuração Baiana). Mas todo mundo que se comprometeu está dizendo: se tiver dinheiro, ótimo; se não tiver, tudo bem. ê uma insanidade geral”, brinca Mariozinho.

continua após o anúncio

Ente março e maio de 2012, o Arquivo Nacional mostrará seu acervo de raridades. O roteiro do projeto será constituído por 30 shows pelo estado do Rio, com repertório de Lago e Cristina Buarque e o grupo Tempero Carioca na linha de frente. As músicas de Lago também serão interpretadas por nomes de peso, como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Mart’nália. A série de apresentações, que vão até maio de 2012, quando se completam os 10 anos da morte de Lago.

Mário Lago nasceu no bairro da Lapa, berço da boemia carioca, no dia 26 de novembro de 1911. Viveu a época de ouro do samba e do florescimento da cultura popular brasileira no início do século XX. Foi ator, escritor, jornalista, compositor, dramaturgo, poeta e militante político. Um homem de vários atos.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247