Professor de ciências ganha Goncourt

Alexis Jenni vence o mais importante prmio literrio da Frana com seu romance de estreia

Professor de ciências ganha Goncourt
Professor de ciências ganha Goncourt (Foto: BENOIT TESSIER/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- Um professor de ciências naturais na França acabou conquistando o prêmio mais importante na literatura francesa. Alexis Jenni, de 48 anos, venceu o Goncourt com seu romance “L’Art français de la guerre”, onde relata a narrativa de um oficial aposentado e suas lembranças das guerras coloniais em que combateu. As histórias acabam por questionar a herança dos combates na Indochina e na Argélia.

A votação que consagrou o até então desconhecido autor foi por cinco votos a três. O concorrente era “Du Domaine de Mumures”, de Carole Martínez. Mesmo sendo uma novidade no mercado editorial, Jenni era considerado o favorito ao prêmio. A fama repentina mostra um escritor que não corresponde ao estereótipo dos autores franceses rebeldes, sendo descrito como uma figura serena e moderada.

A obra premiada foi a estreia de Jenni como escritor. Ele manifestou à imprensa local surpresa e felicidade com o resultado. Garantiu também que não era sua intenção inicial publicar o romance, de 630 páginas, mas a edição feita pela editora Gallimard foi a realização de um sonho, que foi muito além com a premiação.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247