Pesquisadores encontram textos inéditos de Fernando Pessoa

Caixa com 2 mil documentos relacionados ao poeta português passou décadas em uma garagem na África do Sul, onde ele viveu quando era criança

Caixa com 2 mil documentos relacionados ao poeta português passou décadas em uma garagem na África do Sul, onde ele viveu quando era criança
Caixa com 2 mil documentos relacionados ao poeta português passou décadas em uma garagem na África do Sul, onde ele viveu quando era criança (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma caixa com dois mil documentos relacionados a Fernando Pessoa foi encontrada em julho do ano passado após ter passado décadas em uma garagem na África do Sul, onde o poeta português viveu quando era criança.

O conjunto - que inclui cartas e poemas inéditos escritos por Pessoa e outros documentos relacionados a ele, como uma carta enviada nos anos 1970 por sua meia-irmã ao pesquisador britânico Hubert Jennings, um dos primeiros biógrafos do poeta - foi transferido para a Universidade Brown, nos Estados Unidos, responsável por um importante centro de estudos da literatura portuguesa.

Como a letra do escritor é bastante difícil de entender – às vezes não revela nem mesmo em que idioma foi escrita – o trabalho de Jennings, morto há 23 anos, é essencial nesse processo. Há também na caixa transcrição de textos do poeta feitas pelo pesquisador, que chegou a compilar poemas em inglês de Fernando Pessoa em um livro inédito que nunca foi lançado: "The Poet of Many Faces".

continua após o anúncio

Uma parte do que há no espólio foi publicada na "Pessoa Plural", revista da Universidade Brown sobre estudos pessoanos. As informações são de reportagem publicada neste sábado 16 por Maurício Meireles, colunista da Folha. Leia aqui a íntegra.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247