Performances multimídia no Itau Cultural

Capital paulista se transforma em polo cultural de performers internacionais e exibe espetculos de artistas uruguaios, britnicos e brasileiros



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um grupo inglês, um artista uruguaio e um coletivo mineiro integram a programação da sétima edição do “ON_OFF – Experiências em Live Image”, que acontece no Itau Cultural entre os dias 23 e 31 de julho. O evento levará ao palco performances dos artistas britânicos do The Light Surgeons, do artista uruguaio Fernando Velázquez e do coletivo mineiro O Grivo. Segundo a própria definição do evento, trata-se de “um retrato antropomórfico de Londres; música e cinema ao vivo exploram a verdade e os mitos; as proximidades e contrastes de dois países por meio da fusão de ritmos e imagens, atividades cerebrais representadas e transformadas em paisagens visuais, e a construção de um espaço escultural, por meio do som e seu deslocamento”.

Fundado em 1995 pelo artista plástico e diretor Christopher Thomas Allen, esse coletivo britânico atua como uma empresa de produções multimídia e é considerado pioneiro no segmento. A sua sede é na região leste de Londres, de onde produz projetos diversificados para o mundo das artes e do design. A performance será repetida por eles no dia seguinte, primeiro do evento aberto ao público. A coreografia eletrônica explora as relações da capital britânica com uma paisagem escondida entre informações digitais. O elemento cinematográfico desse ato foi criado para a instalação LDN24, encomendada pelo Sackler Hall do Museu de Londres em 2010.

No dia seguinte, domingo (24), o coletivo inglês apresenta “True Fictions”, espetáculo que une documentário, música, animação tradicional e gráfica com ferramentas de performance digital de última geração. Ele é um dos resultados do projeto artístico realizado sob encomenda para o EMPAC – Centro de Mídias Experimentais e Artes Cênicas de Troy, de Nova York.

continua após o anúncio

Trata-se de uma combinação de música e cinema ao vivo, que explora os temas da verdade e do mito por meio de inúmeras vozes no idioma das colônias americanas e dos nativos da região. A trilha sonora original foi criada com a colaboração de 25 músicos e cantores de Nova York.

O Grivo, criado em 1990, em Belo Horizonte, por Nelson Soares e Marcos Moreira, apresenta-se terça e quarta-feira, dias 26 e 27 e também no sábado dia 30. Eles exibem, pela primeira vez, um conjunto de 12 improvisações nas quais usam instrumentos de percussão, cordas e sopros, além de suas máquinas sonoras, instrumentos virtuais, sensores, objetos do dia a dia e imagens em vídeo. As improvisações, também chamadas de O Grivo, lidam de maneiras diferentes com algumas questões fundamentais da linguagem utilizada por eles em diálogo entre a estrutura musical e o acaso, a construção de um espaço escultural, por meio do som, o deslocamento do som por este espaço imaginário; e, ainda, a invenção de pontos de contato e interferência entre imagem e som por meio da aplicação de uma ideia comum na criação de ambos.

continua após o anúncio

Fernando Velázquez, uruguaio residente no Brasil, sobe no mesmo palco com a performance inédita “Acidente”, nos dias 28 e 29 (quinta-feira e sexta-feira). Resultado de sua busca por compreender as relações culturais entre o Brasil e o Uruguai, a obra audiovisual explora proximidades e contrastes por meio da fusão de ritmos e imagens, fruto de uma pesquisa de campo e de utopias criadas em laboratório. Em ambos os dias, o artista apresenta esse trabalho em parceria com o músico também uruguaio Francisco Lapetina - um dos diretores do coletivo artístico Perro Ravioso que organiza o Fivu (Festival Internacional de Videoarte do Uruguai), de destaque internacional. No domingo, dia 31, Velázquez encerra o evento com a apresentação de “Mindscapes” que reflete metaforicamente a atividade cerebral. Colorida e instigante, a performance audiovisual revela aquilo que está por trás dos fenômenos bio-quimicos do cérebro, uma camada mais sensível relacionada a ao pensamento e ao imaginário, às sensações e percepções de mundo que constroem e desencadeiam nossas memórias e conhecimentos.

Em paralelo, são realizados workshops na Sala Vermelha, das 14h às 17h, com The Light Surgeons (dia 26), Fernando Velázquez (dia 27) e O Grivo (dia 28). Com 40 vagas reservadas para cada dia, a participação do público foi garantida por meio de inscrições que encerram no dia 20, por meio do telefone 11/2168-1779

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247