#OscarTãoBranco (e masculino) parece a caminho de uma sequência em 2020

Apesar de quatro anos de esforços para combater o furor causado pelo Oscar da “fúria do homem branco”, no ano passado, o palco dos vencedores da premiação do próximo domingo deve ser inteiramente ocupado por atores brancos e nenhuma diretora

Exceção nas indicações deste ano, atriz Cynthia Erivo participa de evento relacionado ao Oscar
Exceção nas indicações deste ano, atriz Cynthia Erivo participa de evento relacionado ao Oscar (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Jill Serjeant

(Reuters) - Para alguns, trata-se do Oscar da “fúria do homem branco”. Outros o apelidaram de ano dos “Homens Grandes e Mulheres Pequenas”.

continua após o anúncio

Apesar de quatro anos de esforços para combater o furor causado pelo #OscarTãoBranco, o palco dos vencedores da premiação do próximo domingo deve ser inteiramente ocupado por atores brancos e nenhuma diretora.

Dos nove indicados a melhor filme no Oscar deste ano, só um —“Adoráveis Mulheres”— é uma história sobre e feita por mulheres, e só uma das 20 pessoas indicadas pela atuação é negra —Cynthia Erivo, de “Harriet”. Nenhuma delas deve levar para casa as maiores honrarias da indústria do cinema.

continua após o anúncio

“Às vezes o sistema inteiro de Hollywood parece um pouco o clube do Bolinha”, disse Taika Waititi, diretor da sátira nazista “Jojo Rabbit”, indicada ao Oscar.

Já faz 10 anos que Kathryn Bigelow se tornou a primeira, e até agora única, mulher a receber um Oscar de direção por “Guerra ao Terror”. Neste ano, “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, foi a maior omissão na disputa desta categoria.

continua após o anúncio

Apesar de um 2019 notável em que as mulheres representaram 21% de todos os diretores, roteiristas, produtores e cinegrafistas dos 250 filmes de maior bilheteria, incluindo “Capitã Marvel” e “Frozen II”, estes avanços praticamente não se traduziram em troféus na temporada de premiações.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247