OMPI chega a acordo sobre o Tratado Marrakesh

Brasil, Equador e Paraguai propuseram a assinatura deste tratado para que pessoas com deficiência visual tenham acesso às obras publicadas com mais facilidade, criando limitações para o direito autoral; após muita negociação com os 185 países membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o tratado será assinado nesta sexta-feira; representante brasileira no evento, ministra Marta Suplicy celebrou o acordo e cobrou: "Recordo que precisamos de vinte ratificações para que ele entre em vigor"

OMPI chega a acordo sobre o Tratado Marrakesh
OMPI chega a acordo sobre o Tratado Marrakesh


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) chegou a acordo nesta quinta-feira sobre o Tratado de Marrakesh. Brasil, Equador e Paraguai propuseram a assinatura deste tratado para que pessoas com deficiência visual tenham acesso às obras publicadas com mais facilidade, criando limitações para o direito autoral. Depois de muita negociação com os 185 países membros da OMPI, foi decidido que o tratado será assinado nesta sexta-feira.

Para entrar em vigor, o tratado precisa ser ratificado por 20 Estados membros da agência da ONU. "Instamos a todos os Estados Membros da OMPI que ratifiquem, o mais rapidamente, o novo Tratado", disse a ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy. "Recordo que precisamos de vinte ratificações para que ele entre em vigor. Confiamos que este não será um longo período de espera. Da nossa parte, envidaremos todos os esforços possíveis para que, muito em breve, tenhamos o tratado em vigor e em pleno funcionamento", completou.

As palavras foram ditas no plenário da Conferência Diplomática no início da tarde desta quinta-feira em Marrakesh, no Marrocos. O representante Diplomático do Vaticano, Núncio Apostólico Silvano Tomasi, confirmou à ministra que vai se empenhar para que os países ratifiquem o tratado em seus países o quanto antes. Ele também comento que vai sugerir que a conquista seja enaltecida na ida do Papa Francisco ao Brasil, no fim de julho.

continua após o anúncio

Para celebrar a vitória, o cantor Steve Wonder vai cumprir uma promessa. Como declarado anteriormente, caso o Tratado fosse aprovado, o cantor faria uma apresentação no Marrocos. O concerto ocorre nesta sexta-feira às nove da noite no teatro da Conferência em Marrakesh e será especialmente dedicado aos membros das delegações.

 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247