Obras censuradas na ditadura militar serão apresentadas no Rio

São mais de 33 casos de censura nas áreas de cinema, teatro e artes plásticas por parte de governos municipais, estaduais e federal. Projeto começa no dia 5 de novembro no Midrash Centro Cultural



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Miguel Paiva - Começa agora no dia 5 de novembro no Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro, um ciclo de leituras de peças de teatro que busca resgatar a força e o talento de textos e autores vítimas da censura do regime e crescentes atos do governo brasileiro de cerceamento à liberdade de expressão. Nada melhor para essa época que vivemos.

De acordo com o site do Observatório de Censura à Arte, são mais de 33 casos de censura nas áreas de cinema, teatro e artes plásticas por parte de governos municipais, estaduais e federal. 

continua após o anúncio

Sem patrocínios ou apoios financeiros, o projeto "EM CENA, SEM CENSURA" resgatará, em forma de leitura, peças e autores que foram censurados no período da ditadura militar no Brasil. As peças "Um grito parado no ar" de Francesco Guarnieri, "O Abajur Lilás" de Plínio Marcos, "Papa Highirte" de Oduvaldo Vianna Filho e "A Resistência " de Maria Adelaide Amaral serão lidas e debatidas por alguns artistas do elenco original unidos a outros envolvidos na resistência à atual censura vivida no país. 

Os debates terão a mediação da diretora Luciana Sérvulo da Cunha e abordarão o que há em comum nas peças, o foco dos censores, a reação dos artistas e produtores, os prejuízos causados por aquela experiência triste e o impacto dos atuais atos do governo de cerceamento a liberdade de expressão.

continua após o anúncio

SERVIÇO

PROGRAMA

continua após o anúncio

05/11/201

Um Grito Parado No Ar, 1973, de Francesco Guarnieri

continua após o anúncio

Sob a direção de Alice Borges. No elenco Roberto Frota, Herson Capri, Thiago Justino, Bete Mendes, Sura Berditchevsky e Carol Machado.

11/11/2019

continua após o anúncio

Abajur Lilás, 1969, Plinio Marcos

Sob a direção de Luciana Sérvulo da Cunha. No elenco Flávio Bauraqui, Cristina Pereira, Zezé Polessa, Blackyva e Felipe Rocha

continua após o anúncio

18/11/2019

Papa Highirte, 1968, Oduvaldo Vianna Filho

continua após o anúncio

Sob a direção de Ernesto Piccolo. No elenco Tonico Pereira (elenco original), Álamo Facó, Antonio Pitanga, Orlando Caldeira, Bete Mendes, Luciana Sérvulo da Cunha, Ricardo Kosovski, Digão e Diogo Nunes.

25/11/2019

A Resistência, 1975, Maria Adelaide Amaral

Sob a direção de Moacir Chaves. No elenco Orã Figueiredo, Caco Ciocler, Catarina Abdalla, Ginaldo de Souza (elenco original), Roberto Frota (elenco original), Silvia Buarque e Stela Freitas (elenco original)

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e Produção: Luciana Sérvulo da Cunha 

Curadoria: Angela Vieira e Bete Mendes

Imagens de Vídeo: Silvio Tendler

Assistência de Produção: Ana Clara Cantanhede

Realização: Bharati Produções

As leituras serão gratuitas. As vagas são limitadas.
Reservas pelo site: www.midrash.org.br

LOCAL E HORÁRIO

Midrash Centro Cultural Rua General Venâncio Flôres, 184, Leblon, Rio de Janeiro
Das 19h às 22h

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247