“O Brasil não é mais o país da democracia”
Embora tenham as mesmas feições, corpos, vozes, profissões e ideias artísticas, os irmãos Caruso nem sempre concordam em tudo quando o assunto é política; nessa entrevista ao jornalista Alex Solnik, do 247, Chico Caruso, que mora no Rio, trabalha no Globo há 32 anos e que em 2014 votou em Aécio, acredita que o que está acontecendo hoje é resultado da "lambança do PT" e chama o presidente provisório de "personagem sinistro"; "Não quer pôr um ministro mulher? Põe o Laerte", provoca; já Paulo Caruso, que mora em São Paulo e trabalha no Roda Viva, da TV Cultura, votou em Dilma e diz que o "impeachment foi conduzido para afastar o PT"; ele afirma que "o Brasil não é mais o país da democracia"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Alex Solnik, do 247 - Embora tenham as mesmas feições, corpos, vozes, profissões e ideias artísticas, mesmo que morem a 400 quilômetros de distância um do outro e dividam o título de melhores caricaturistas do Brasil, eles nem sempre concordam em tudo quando o assunto é política.
Nessa entrevista exclusiva ao 247, feita separadamente, Chico Caruso, que mora no Rio e que em 2014 votou em Aécio, revela ter quase perdido um emprego por causa de Tancredo, diz estar sendo processado por três advogados devido a uma charge que publicou n'O Globo, onde trabalha há 32 anos, estimulados pelo deputado federal Wadih Damus e por um artigo da Carta Capital, e que o que está acontecendo hoje é resultado da "lambança do PT".
Chico conta já ter sido censurado por Mino Carta, chama o presidente provisório de "personagem sinistro" e compara os primeiros dias do novo ministério ao filme "Os Pássaros", de Hitchcock, sem perder o humor jamais: "Não quer pôr um ministro mulher? Põe o Laerte", provoca .Ele afirma que "Temer é o primeiro presidente transgênero".
Paulo Caruso, que mora em São Paulo, votou em Dilma e trabalha no Roda Viva, da TV Cultura, diz que o "impeachment foi conduzido para afastar o PT", acha injusta a condenação de Zé Dirceu a 23 anos de prisão, afirma que "o Brasil não é mais o país da democracia", que Marco Antônio Villa e Janaína Pascoal ficaram "histéricos" e não perdoa os novos ministros:
"Quando eu vi a Santa Ceia, a foto de todos os caras juntos, porra, é todo mundo manchado pela corrupção, pela falta de caráter"... Paulo planeja para a capa de uma edição especial da Brasileiros sobre transgêneros um desenho no qual Temer vai aparecer vestido de Dilma. "Somos um exemplo para o Brasil", sintetiza Chico.
Caricatura derruba governo, Chico?
Quando eu comecei a colaborar com a Veja me pediram uns desenhos sobre o ciclo militar. Eu fiz um peixe grande comendo o menor e o contrário - um peixe pequeno comendo os maiores e tal - com as caras dos presidentes militares. E aí o Almyr Gajardoni, que era o editor de política disse "não, isso não pode". Quanto mais forte é o regime, mais fraco ele é politicamente. Então o pessoal tinha medo de que uma caricatura pudesse derrubar um governo.
Vocês são muito poderosos!
Eu não, eu sou apenas um surfista.
E você já derrubou alguma matéria?
Um dia eu cometi um equívoco. Eu li um título assim: O papa sabiá. Aí fiz um cara comendo um sabiá. No dia seguinte eu fui ler, estava escrito: o papa sabia. Então, não basta ler o título, tem que ler a crônica toda para ilustrar alguma coisa.
O teu desenho saiu assim mesmo?
Saiu. Os caras que diagramavam também não liam a crônica.
Onde foi isso?
Na Folha da Tarde. O editor era o Miranda Jordão. Meu primeiro chefe de redação. Ele me falou o seguinte quando eu comecei: "olha aqui...se você fizer um desenho sensacional os caras vão dizer 'esse Chico Caruso é maravilhoso'. Se for uma merda, vão dizer 'esse Miranda Jordão é um filho da puta'. Então, vê bem o que você vai fazer, tá"? Ele tinha ido beijar a mão do bispo por causa de uma charge do Otavio, que era o Pelé de Nossa Senhora da Aparecida e os religiosos vieram de Aparecida do Norte até São Paulo quebrando tudo quanto era banca de jornal e o Miranda Jordão teve que pedir desculpas pro bispo. Então, ele estava vacinado com a caricatura.
No Brasil quebraram as bancas.... na França mataram os caras do Charlie Hebdo... charge é um perigo?
O perigoso é o fundamentalismo. Militar ou religioso. Não é a caricatura que é perigosa; perigoso é o cara sair na rua com uma AK 47, isso é que é perigoso. E usando a religião como ideologia. E é uma covardia, os caras mataram 12 pessoas e um senhor de 80 anos que era o Wolinski que eu conheci e tenho o retrato dele. Ele fez uma caricatura maravilhosa que é uma mulher nua com uma caneta no dedão do pé desenhando a minha caricatura. Sensacional! Botei na minha sala no jornal. Esse cara que era uma figura tranquilíssima, boa gente pra burro, foi assassinado por dois idiotas fundamentalistas covardes.
Esses caras que estão entrando com o Temer também são fundamentalistas. Uma porrada de homem, com aqueles ternos pretos...sem mulher... no primeiro dia demitiram 4 mil pessoas, disseram que só vai ter mulher em ministério em cargo subalterno, o ministro da Saúde disse que a fé move montanhas... só notícia ruim.
Isso foi fruto da lambança do PT, né? Ministro Jaques Wagner. Então vieram os políticos profissionais pra tentar fazer alguma coisa em seis meses, pra ver se funciona. Agora, quem me pareceu mais articulado deles todos foi o Eliseu Padilha...os outros são todos meio vaselina...
É tudo cara que votou no impeachment.
Michel Temer é o primeiro presidente transgênero, que o cara que ocupa o lugar da mulher é transgênero, né? Não quer pôr uma mulher no ministério? Põe o Laerte, pô!
Laerte no Ministério da Justiça seria uma boa. Esse que puseram lá mandava bater nos estudantes, em São Paulo. Eles chegaram afoitos. Me parecem elefantes em loja de louças.
Não sei... me parecem mais Os Pássaros, do Hitchcock. Aquela loirinha, a Tippi Hedren atacada pelos pássaros...
Paulo, o que você está achando desse governo?
Primeira pergunta: que governo? O que é isso? Eu tenho uma proximidade com o Michel Temer porque ganhamos o título de Cidadão Aguapedrense juntos. Lá em Águas de São Pedro. Ele, por causa da influência dele no interior de São Paulo, que ele é de Tietê e faz toda a performance na região, ali, e eu por causa de uma exposição que eu fiz, que ficou seis meses lá. E eu fiz um discurso de blague...ninguém convida um caricaturista à toa... "A primeira questão que eu queria fazer", eu disse, é: "por que estão me dando essa medalha"? Isso faz uns dez, quinze anos. E depois o Temer subiu e disse: "não, eu não vou fazer como o Paulo Caruso, não vou fazer blague com uma situação tão honrosa"... Essa é a diferença entre nós.
Ele é um poeta... um poeta sem graça.
Essa coisa que o Malvadeza falava...que ele era mordomo de filme de vampiro...
Ele entrou numa roubada... eu não tô entendendo nada.
Não sei... acho que essa coisa das alianças, desde Lula com ACM... Fernando Henrique também com ACM... sempre teve esse rolo pra fazer a sustentação no Congresso... O papel do PMDB, do PFL, do DEM sempre foi esse. E esse governo é um reflexo disso. Agora, quando eu vi a Santa Ceia, a foto de todos os caras juntos, porra, é todo mundo manchado pela corrupção, pela falta de caráter...
Esse cara que tá assumindo a liderança do governo tem até tentativa de homicídio... o Renan, então, que é o vice do Temer...
O Delcídio chamou ele de cangaceiro...
Pois é...
De alguma maneira, é o baixo clero no poder. Os caras fizeram todas as alianças, desde que o Lula botou o Severino Cavalcanti... o baixo clero foi se armando... Esse Eduardo Cunha é um representante do baixo clero que chegou à mais alta estrutura...então, tem esse quadro... esse ministério... mas não sei... tem essa jogada na área econômica... o Meirelles e mais uma porção de caras conceituados, isso vai dar uma sustentabilidade independente da questão política.
Qual é o teu lema agora? Fora Temer?
Fora Temer... Fica...
Fica quem?
Fica quieto!
Volta Dilma! Temer Fora, Dilma dentro!
Saiu agora a prisão do Zé Dirceu pelo Moro... 23 anos. Loucura, né?
O Moro é o inquisidor-mor. Especialista em prender sem julgamento.
Se promove pra caralho.
O Cunha, que o Rodrigo Janot definiu como delinquente, o que aconteceu? Tá de férias na casa dele! Residência oficial... carro oficial... montou o governo com Temer... O país tá muito esquisito.
Eu tô de saco cheio de ler jornal! Joguei fora todas as minhas Veja e Carta Capital! Depois que fizeram aquela coisa com o Chico... e foi o Mauricio Dias, um cara que trabalhou com a gente...
O que fizeram com você, Chico?
O Mino sempre foi muito... a última, eles fizeram um artigo na Isto É... o Mauricio Dias, que eu pensava que fosse meu amigo, fez um artigo me esculhambando, me chamando de... "Caruso desafina" é o nome do artigo... disse que eu estava alinhado com a mídia golpista e tal... por causa de um desenho que fiz com os advogados quando eles fizeram a carta contra a Lava Jato. Eu estava fazendo uma série de desenhos que era um bang-bang. Tinha o Cerveró dentro do saloon atirando pra todo lado, os caras correndo e dizendo "esse cara tá olhando pra onde"? Aí eu fiz uma que era "entreouvido no saloon". Era a charge número sete. "E esse aí"... (era um cara entrando) "é mocinho ou bandido"? E a legenda dizia assim: "Pior... é um advogado". A Isto É não publicou a charge, porque a função da charge é o humor, então se você vê a charge você ri. Se você não vê você pode achar que eu estava dizendo que advogado era pior que bandido. Não é. É pior do que mocinho e pior do que bandido. Você não sabe o que é. Acho que nem eles sabem. E ele usou uma charge minha do tempo do mensalão que eu botava aqueles juízes de toga e os mensaleiros todos nus. E citou um professor que disse que eu estava fazendo a mesma coisa que a tortura, tirando a roupa dos caras pra humilhar os caras. Aí eu mandei um e-mail pro Mino Carta dizendo: "vem cá, e a fábula do menino e do rei? O rei está nu. Isso não representa nada pra você"? Ele fez uma pensata: "os humoristas estão vendendo fumaça"... então foi uma coisa, assim, a primeira inimizade.
E os advogados, reagiram como?
Vários advogados de Nova Friburgo estão me processando, dizendo que eles sempre foram honestos e que se sentiram ofendidos pela charge. Eu vi um e-mail do Wadih Damus, que é um deputado do PT que tem muita influência em Nova Friburgo que ele mandou pra esse advogado que está me processando que dizia: "Olha o que o cara está falando da sua profissão. Você não vai fazer nada"?
Não diga! E eles estão te dando canseira?
Estão fazendo mais ou menos parecido com o que a Igreja Universal fez com a Folha. Processam no Brasil inteiro, e você tem que ir pessoalmente, porque é tribunal cível. É um ataque à imprensa, à liberdade de expressão feito pelo nosso amigo Mino Carta. E esses advogados que sempre defenderam a liberdade de expressão agora estão atacando também.
E qual é a pena?
Vinte mil reais...
É mole...
Vinte mil reais cada um... já são três que estão me processando.
Tá ficando pesado.
E estão processando a mim e ao jornal. Agora, se você pensar em liberdade de expressão o juiz nem deveria aceitar essa ação.
E algum advogado aceitou a sua causa... contra os advogados?
Tenho os advogados d'O Globo.
Nessa hora nenhum advogado vai te defender... e a tua pena vai ser... abandonar a pena?
Eu queria fazer outra charge assim: "é bandido ou mocinho? É pior: é um idiota que pensa que é advogado".
Você fez ou pensou em fazer?
Tô pensando em fazer agora.
Se sair publicada você vai ser processado pelos idiotas também. Aí vai ser foda, porque eles são muitos...
Se o cara vestir a carapuça fica chato...
"Eu sou um idiota e me senti ofendido pela charge do Chico"... Depois essa ação vai subir pro Lewandowski?
Espero que não... vamos ver... A ABI podia se manifestar numa hora dessas...
Mas a ABI existe ainda?
Existe. O presidente é o Domingos Meirelles.
Paulo, você acha que os novos ministros estão agindo como governo provisório? Demitiram até garçom que era petista! Destruíram o ministério da Cultura... qualquer governo de direita no Brasil sempre acaba com o ministério da Cultura.
Pra mim, essa coisa da corrupção vem desde Dom João VI. Agora, quando mudaram a capital pra Brasília, já pensou o que essas empreiteiras aprontaram? É por isso que elas têm essa visibilidade, essa projeção... Agora... este era o país do futebol. Desde os 7 a 1 a gente está sofrendo esse estigma. Não somos mais o país do futebol e nem da democracia.
É preocupante porque com Temer a direita voltou ao poder.
O que eu vejo é o seguinte: os militares estão quietinhos. Porque tem os militaristas que estavam nas passeatas da Paulista, os Bolsonaros, mas os militares estão cumprindo o seu papel.
A direita não sobe ao poder só com ditadura, em plena democracia também, como foi com Collor. E a primeira coisa que ele fez qual foi?
A primeira coisa que ele fez foi pegar o dinheiro de todo mundo que estava na poupança.
Depois acabou com o cinema nacional... Temer desmontou todos os ministérios. E se a Dilma volta? Estão criando um caos. Parece provocação. E o novo ministro da Justiça então? Foi secretário da Segurança de São Paulo e mandou bater nos estudantes.
E o Temer foi secretário de Segurança do Montoro. Mas em compensação agora estamos bem de primeira-dama... eu fiz um desenho ela passando a tropa toda em revista... a tropa toda desmaiada... mas eu acho que a Dilma não volta. Pelo jeito que está, eles estão tão seguros de si que a Dilma não volta. Depende dessa votação aí no Senado. Mas o Senado é deles.
Teoricamente, eles têm que ter 54 votos daqui a seis meses. Fora que tem que provar que houve crime. Você acha que houve?
Primeiro foi o racha do Judiciário. De alguma maneira, uma coisa que influenciou muito essa situação foi a televisão. Abrir espaço para TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, todos os juízes aparecendo, projetou Joaquim Barbosa, Lewandowski, deu visibilidade. Quando eu comecei a desenhar profissionalmente, em 67, nessa época não podia entrar nem fotógrafo nos julgamentos, quanto mais a televisão! Só desenhista. Agora os juízes posam na Paulista, fazem selfie. Esses votos do impeachment os caras agradecendo a Deus... Pátria... foi por quê? Porque eles estavam aparecendo. De alguma maneira a televisão foi um patamar para a direita aparecer, mostrar a cara sem vergonha. O fato da Dilma não ter carisma político também influenciou. A perspectiva do Lula voltar depois dela parecia que era mais importante para o PT do que qualquer outra coisa. Ela perdeu sustentabilidade. Agora, entre eu e meu irmão, por exemplo: eu votei na Dilma e o Chico votou no Aécio. Por quê? Porque o histórico da Dilma é sério, é consistente. Do Aécio, Deus o tenha, mas foi Tancredo quem projetou o Aécio. Ele não tem histórico, não tem densidade.
Chico, você votou no Aécio por causa do Tancredo?
Quando eu fazia caricatura no Jornal do Brasil eu quase saí do jornal por causa dele. Eu fazia uma dupla de bailarinos no gelo, que era o Ulysses e ele. Ele de bailarina e o Ulysses de partner. Ele reclamou com o Walter Fontoura, que era o editor do jornal e o Walter mandou um bilhete pro Paulo Henrique Amorim que era o secretário do jornal assim: "Paulo, mande parar com o Tancredo de bailarina". E o cara me deu o bilhete. Eu olhei o bilhete, fiz minha carta de demissão, mandei e eles não aceitaram. Depois eu me apresentei ao Tancredo: "eu sou o Chico, o caricaturista do Jornal do Brasil". Ele estava de braço dado com o Armando Falcão e o Moreira Franco. Ele falou: "ah, você é muito bom quando faz os outros"!
Os poderosos não gostam de vocês?
Um dia eu perguntei pro Sarney "como o senhor vê a caricatura"? Ele falou "olha, a caricatura atinge a terceira pessoa, não a primeira". Atingiu ele, não eu. Já o Tancredo pensava diferente: atingiu eu, não ele.
Você recebeu alguma outra advertência?
Essa do Tancredo acho que foi a mais grave.
Logo ele que inaugurou a democracia.
Isso já me deu a ideia de como seria o governo dele! O cara não aceitar uma caricatura... com ele ia ser difícil.
O governo dele foi bom porque não existiu.
Eu fiz uma capa pra Isto É, o Figueiredo de Estátua da Liberdade com halteres na mão e a mão na cintura. Aí o... como se chamava o jurista que era amigo do Mino Carta?
Raymundo Faoro.
O Faoro falou assim: "eu acho que ele está meio afeminado". Aí o Mino falou "tira essa mão dele da cintura". Eu tive que botar no lugar um livro chamado "Os pensamentos do general Figueiredo". Um livro em branco. Porque a Estátua da Liberdade está com um livro. E aí saiu essa capa. Uma capa até bonita. Mas tive que mudar.
O PSDB foi pra direita com o Aécio, você não acha, Paulo?
Os tucanos não conseguem se juntar nem entre eles.
O Serra, que nunca foi diplomata agora virou chanceler...
Isso foi sempre assim, desde o Delfim Netto ir para o Ministério da Agricultura... é uma questão política... Serra ir para o ministério da Saúde também...é outra coisa que está em jogo, é a transição política para um novo governo, a sustentabilidade do novo governo. No caso do Serra na Saúde tem um lado dele que ele é hipocondríaco, então fez sentido.
Mas o Temer entrou numa roubada, não?
Como eu parei de publicar em revistas e jornais tem um lado profético do meu trabalho que está muito evidente. Esse negócio da Dilma e a briga com o Rui Falcão e o Lula eu tinha feito um trem descarrilando e o Rui Falcão e o Lula tentando segurar no manche. Outra, que era o Temer de vampiro tentando dar uma dentada no pescoço da Dilma e ela mostrando um crucifixo para ele. Isso foi há seis anos, já estava isso no horizonte. Tem algumas charges que, apesar de terem sido publicadas há muito tempo são atualíssimas.
Esse ministério tá na cara que foi uma troca pelos votos no impeachment, não foi? Na ditadura tinha uma direita culta. Agora é uma direita evangélica. E como é que num estado laico Temer sai pra rezar com os evangélicos? E os católicos? E os judeus? E os muçulmanos?
E o ministro da Ciência e Tecnologia é evangélico também.
Não, é o Kassab. O evangélico foi para Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Marionete do Edir Macedo. Pela primeira vez a Igreja Universal no ministério.
Incrível...
Com que cara fica a Fiesp?
É o Templo do Salomão no poder. Agora, a Fiesp foi a grande patrocinadora desse impeachment.
Não só com o pato e os bonecos infláveis, mas parece que na votação também.
Fizeram uma tribuna ali na Paulista. E o Edir Macedo de quipá? É interessante também, deixou a barba crescer. E estão em todos os canais. Na Bandeirantes, na Gazeta você vê aquelas cerimônias, os testemunhos de milagres...
É o charlatanismo em rede nacional.
O grande culpado pela ascensão da direita é a televisão. Vamos voltar pro Teatro de Arena!
Sem a televisão não teria havido o impeachment. Tanto é que eles batiam panela para a televisão. A televisão virou um altar. A televisão é um deus.
E as buzinas dos automóveis... seis horas da manhã acordei com as buzinas dos automóveis, todo mundo buzinando por causa da votação do impeachment.
São dois deuses: a televisão e o carro.
Eu vi o panelaço outro dia com o Temer também, quando o Temer falou no Fantástico.
Ninguém está aguentando. O que se esperava é que ele fizesse uma composição que representasse o Brasil, com direita, esquerda, centro-esquerda...ele optou pela direita mais empedernida e só. E foi uma vingança contra os artistas.
O Antônio Fagundes é um crítico das leis de incentivo à cultura porque o artista é obrigado a fechar com uma empresa que não tem perfil com o qual você se identifique, esse tipo de coisa. É mais vantagem para a empresa que para o artista. Das minhas composições que eu comecei em 1985 com a Brasil Tancredo Jazz Band tem uma que foi feita lá por 1987 que era Sarney falando sobre a Ferrovia Norte-Sul que dizia assim: Gente bem/ tem que viajar de trem/ isso é que é locomoção/ ônibus não pega bem/ viajar, levar a família inteira/ o Epitácio Cafeteira/ mais o Dante de Oliveira/ e tocar pro Maranhão.../ não vou gastar um tostão/ o resto fica pra trás/ deixa a conta para a Petrobrás/vou queimando carvão/ superfaturando o frete/ levando comissão/ da Norberto Odebrecht. Isso foi em 1987! Então, sempre teve! Se fosse por aí Sarney também já estaria em cana junto com a Odebrecht... o pai e não o filho.
Qual é o CD mais recente, Chico?
Nós gravamos agora o CD "30 anos de democracia". Nós somos um exemplo para os brasileiros. Nós temos 66 anos... brigamos há 66 anos... ele votou na Dilma, eu votei no Aécio, mas a gente está dando um exemplo para a nação brasileira...para ter um pouco de harmonia é só gravar um CD... não é o melhor CD do ano porque é o melhor CD dos últimos 30 anos! Tem a Marcha da Delação Premiada... e Sondagem, um dueto, Dilma e Lula da Silva, sobre a Petrobrás e o pré-sal... fala pro pessoal do site comprar...
Qual é a charge mais hilária que você desenhou?
É essa de hoje. O cenário é o Palácio da Alvorada. Aí só tem três pessoas: a Dilma, o Zé Eduardo Cardoso e o Waldir Maranhão. E ela tá apontando pros dois e dizendo: "você lava e você enxuga"!
O Temer você acha engraçado?
O mais engraçado foi ele achar que estava falando com o Macri. Uma pegadinha de uma rádio de Buenos Aires. Foi uma gafe internacional. Na sexta-feira, 13. E ele com aquela cara de vampiro... Engraçado é o menos que se pode dizer dele. Ele é uma figura meio soturna. Ainda no tempo do petrolão eu fiz ele com a faixa presidencial. Me disseram: "tomara que você não tenha tido uma premonição". Eu tenho feito o Temer. Fiz ele querendo sair voando e a Dilma pegando ele como se fosse um balão de gás. Outra: um jantar na Casa Branca que tem o Lewandowski, a Dilma e o Temer. O Temer tá levantando, abrindo aquela capa de gabardine e mostrando a faixa presidencial no peito e a Dilma dizendo "senta, Temer". Uma cara só do Temer dá pra usar muito tempo... ele não tem muitas expressões faciais.
Ele mal abre a boca...
Se bem que agora saiu uma foto ótima, ele, o Eliseu Padilha e o Meirelles, ele fazendo uma cara de quem comeu e não gostou, você viu? Pequenininho, porque os dois são maiores do que ele. Tudo vai virando caricatura. Isso é o material de trabalho do caricaturista.
Já viu os poemas do Temer?
Tem um que parece que ele fez pra Dilma...
Aquele que diz "embarquei na tua nau/ eu e tu/ tu porque não sabias/ para onde querias ir/ eu porque já tomei muitos rumos/ sem chegar a lugar nenhum/"? Você leu outras coisas dele?
Eu vi alguma coisa. Mas nada chega a ser poema.
Bom para o caricaturista é que esse governo tem uma coleção de homens feios...
Pois é, mas isso dá um trabalho! Porque homem feio... por exemplo, o cara que me deu mais trabalho foi o César Cals... porque reproduzir aquela geografia facial, todos aqueles buracos é complicado... homem feio ou homem bonito dá trabalho.
Paulo, o impeachment foi um golpe pra tirar o PT?
Foi conduzido para afastar o PT do poder. Essa última capa da Veja.... a cara do Lula se desfazendo...
Não consigo nem mais olhar a capa da Veja... é uma coisa tão escrota...
E visando pessoalmente o cara, independente da questão política. Sacanagem esse negócio de terem grampeado o Lula falando palavrão, pra mostrar que o povo é assim...
Se fazem isso com um cara que foi presidente da República podem fazer com qualquer um.
E também essa coisa... tirando a televisão, o meio digital é um assentamento de terreno... inclusive está prejudicando os jornais... as revistas... tem uma penetração... e cada um é editor de si mesmo...
Mas o que influencia a opinião pública é um jornal como a Folha.
A Folha ainda tem uma abertura porque a Folha tem esse negócio de promover a Folha... aliás, uma das minhas músicas diz assim Papai eu quero dinheiro/ pra comprar um jornal/ (Otavinho pedindo pro pai) eu vou pra banca/ bancando o intelectual/ quero ser proprietário de um grande jornal/ fazer comunicação/ dando a idade e a hora exata/ conforme manda o manual/ o imbecil do quarto andar/ vai passar a editar/ e os acadêmicos/ vão revisar/ mas uma andorinha só/ não faz verão/ eu já estou pronto pro inverno/ e virá a Folha/ mil Folhas virão/ o dinheiro do papi é eterno! A Folha não é de direita. Tem essa questão de se promover, publicar questões polêmicas. A Globo tem essa coisa mais focada na direita. E não importa, eles estão sempre a favor do governo. Agora, no caso da Dilma foram contra. Ficou evidente. Na época do Collor eles fizeram toda a campanha do Collor... entre o Collor e o Lula...
Naquele tempo o Boni decidiu que todos os textos do Fantástico que falavam do Collor tinham que ser lidos pela Doris Giesse, que era a apresentadora mais convincente... a campanha descia a esses detalhes...
O Estadão já é mais dos grandes proprietários... Outra coisa que eu vejo como parâmetro do impeachment: Ronaldo Caiado... pô, ele tem 80 mil campos de futebol nas terras dele! Equivalem a 80 mil campos de futebol as terras dele! Ele vai querer fazer reforma agrária? Mas nunca! E passa a ser um parâmetro da liberdade, da democracia.
E o Lula, o que vai acontecer com ele?
Se o Zé Dirceu pegou 23 anos o Lula vai pegar 60 anos! Na verdade, estão querendo incriminar ele. O foco é o Lula. Essa coisa do Zé Dirceu, eu li outro dia um depoimento do Tonico Ferreira e do Raimundo Pereira contando como eles faziam o jornal da Filosofia, em 68. Eles faziam um tablóide lá. Depois de três números sem receber eles pressionaram o pessoal do grêmio... vem cá, é o terceiro número que estamos fazendo sem grana... aí eles chamaram o Zé Dirceu e ele falou: deixa comigo. Ele voltou com um saco de dinheiro e jogou na mesa. Sabe como? Ele parou na rua Maria Antônia e fez um pedágio. Essa coisa dele, de fazer aglutinação da grana, sempre teve, tem a ver com a ascensão política dele, essa coisa de lidar com a UNE. Quando ele entrou no poder, não quis fazer papel de vestal. Qual é o jogo? É esse? Então vamos! Aí é que fodeu. Aí veio a Renata Lo Prete com o Roberto Jefferson e detonou ele e o Lula também. Mas o Lula de alguma maneira foi blindado. Agora, porra... eu sei que é tudo uma questão apenas numérica... agora vai ter uma negociação... mas 23 anos é demais! Marcelo Odebrecht, 30 anos! É foda! É desumano! Prisão perpétua para um cara que não cometeu o crime de matar alguém. É desproporcional.
E tem outra: jurado de tribunal de júri não pode ter antecedentes criminais... os senadores que julgaram a Dilma podem?
Incrível.
E o Dias Toffoli disse que ministros com ações penais no STF não têm problema nenhum.
Incrível.
Esse Marco Antônio Villa é outra fraude...
Incrível, esse Marco Antônio Villa que é um puta de um historiador, uma cabeça incrível, sabe tudo... Ele ia fazer um livro na Imprensa Oficial e eu levei uma charge que eu publiquei na época do Tancredo... ele falou: eu me lembro, esse desenho saiu em dezembro de 1981... ele tem toda a história na cabeça... e ficou histérico! A Janaína também, histérica daquele jeito! De repente tem uma coisa fascista, essa coisa do sangue que ferve contra qualquer coisa...
E como é que uma pessoa como essa foi levada a sério?
E como é que o Hélio Bicudo faz essa dobradinha?!
Ele que foi o primeiro a denunciar a roubalheira do Adhemar de Barros.
Incrível... é a evolução da espécie. Antigamente era pior, depois piorou.
E aí, você acha que a Dilma não volta?
Eu não sei... nesse quadro de sustentação ausente eu acho que é difícil ela voltar. Outra: o próprio Temer, que seria o ombro da chapa dela está avesso. Depois tem outra coisa: a primeira votação já foi definida...
Mas agora tem que provar os crimes!
Essa questão da pedalada, isso está sendo estabelecido como parâmetro de julgamento como se fosse um crime. Então, porra, é isso que eu digo... o Lewandowski é o presidente do julgamento...
Até agora o Supremo não falou nada sobre o mérito, é crime ou não é?
Hoje o Temer tá anunciando que pra surpresa dele, ao invés dos 90 bilhões de déficit são 150 bilhões!
Você já está desenhando o Temer ou não?
Agora estão fechando mais um número da Brasileiros...uma edição especial sobre transgêneros... eu estou pensando em fazer o Temer com a roupa da Dilma... casaquinho vermelho... aquela calça comprida...essa coisa do cara assumir o papel dela...Eu já tinha feito isso com o Lula, ela e o Lula, ela de terno e ele de vestidinho e cabelo Chanel... o Lula se olha no espelho e vê a Dilma. Ela se olha no espelho e vê o Lula.
Você acha que o Temer aguenta piada? Ou vai apelar para o Alexandre de Moraes?
Eu acho que aguenta, ele tem low profile. Desde que ele foi secretário da Segurança do Montoro ele está sempre aí.
Mas nunca foi protagonista...
Quem também nunca tinha tido essa projeção foi o Delcídio do Amaral. De repente... era o líder do governo, era o interlocutor, de repente fez uma delação e...
E do jeito que ele falou no Roda Viva vai cair todo mundo... Temer... Renan... Aécio...
O que estão dizendo, que é uma coisa positiva é que o Brasil, depois desse passado a limpo vai ser um outro país. Sem classe política não é possível, né.
Qual outro?
E o Zequinha Sarney, no ministério também?
Todo atabalhoado... no primeiro dia já foi logo querer resolver o problema de Mariana...ele e todos os outros ministros entraram arrombando a porta, não acha?
E como ele cresceu pros lados, o Sarney... Outro que votou pelo impeachment foi o Zeca Dirceu...
Como? Ele não é deputado federal...
Não? Eu vi um Zeca Dirceu votando...
Você conseguiu assistir àquele espetáculo?
Assisti... fiquei um tempo vendo... do ponto de vista da caricatura... E o Sergio Reis?!
O que ele fez? Cantou "Pinga ni mim"?
Votou pelo impeachment.
A maioria ali era de direita. O Brasil é um país conservador. Elege uma presidente de esquerda e deputados de direita.
Agora vai ser engraçado nos Estados Unidos... o Bill Clinton de primeiro-damo.
Isso se não ganhar o Trump Tower...
Já pensou?
Tudo é possível.
Não acredito... The lady is a tramp... é a mesma palavra?
Não... tramp é vagabundo. Chico, você acha que o Temer vai durar muito?
Tá programado pra seis meses... vamos ver.
Emplaca dezembro?
Eu prefiro trabalhar no dia a dia do que fazer previsões. A gente é meio surfista do fato político. Você vê a onda subir e você vai. Mas tem que esperar ela subir.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247