Nos embalos das trilhas sonoras

O músico e apresentador de TV, Rodrigo Rodrigues, falou com o 247 sobre seu livro 'Almanaque da Música Pop no Cinema'

Nos embalos das trilhas sonoras
Nos embalos das trilhas sonoras (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Aline Oliveira _247-  Quer saber o quanto a trilha sonora é fundamental para um filme? Basta fazer um teste simples: imagine, por exemplo, 'Os embalos de sábado à noite' sem as canções do Bee Gees. Impossível, não é? "John Travolta até andava no ritmo da música", relembra o apresentador de TV e músico Rodrigo Rodrigues, que acaba de lançar "Almanaque da Música Pop no Cinema".

O livro reúne curiosidades sobre as trilhas de diversos filmes, e é uma compilação do trabalho que ele faz desde 2008 com a banda The Soundtrackers, cujo repertório é 100 % inspirado em trilhas sonoras. Nos shows, inclusive, Rodrigo e todos os integrantes da banda vestem-se com roupas de personagens de grandes produções, como 'Forrest Gump', 'Kill Bill', 'Os  Caça Fantasmas'  etc. "Todo nosso repertório está no livro, mas há canções que não tocamos nos shows, mas que achei importante incluir, como as músicas de 'Titanic' e 'O Guarda-Costas'". Veja a entrevista completa.

continua após o anúncio

247- Você montou o The Soundtrackers só pela vontade de tocar trilhas sonoras?
Rodrigo Rodrigues - Toco desde os 13 anos de idade. Montei várias bandas e tinha aquela ideia de compor, entrar em festivais. Ate montei bandas temáticas, de classic rock, pop rock etc. Só que nos anos 1990, ganhei um cd de coletâneas de trilhas de filme de um amigo. Na hora, eu percebi que poderia fazer um show só com aquilo.

247- Mas a banda só começou em 2008, certo?
Rodrigo Rodrigues - Sim. Mudei para São Paulo em 2001 e fiquei até 2008 priorizando os trabalhos na TV. Só que a vontade de tocar voltou, então fiquei de 2005 a 2008 procurando as pessoas certas para a banda, e fazendo, informalmente, uma lista de músicas de filmes.

continua após o anúncio

247- O que levou em consideração na hora de fazer essa lista?
Rodrigo Rodrigues - Queria tocar música de filme dos anos 1980, e até hoje essas canções formam o maior repertório da banda. Quando começamos eram trinta músicas, hoje são cem. Atualmente, a gente ampliou um pouco mais, tocando músicas de filmes de antes e depois dos anos 80.

247- O que levou em consideração na escolha do repertório?
Rodrigo Rodrigues - Escolhi músicas que fizeram sucesso dentro de filmes que também fizeram sucesso e tiveram boa bilheteria.

continua após o anúncio

247- Quando você aprofundou a pesquisa para fazer o livro?
Rodrigo Rodrigues  - No meio do projeto da banda, eu notei que estava descobrindo tanta coisa curiosa sobre as trilhas de filmes que valeria a pena lançar um almanaque.  Aprofundei a pesquisa e criei um padrão para o livro. Toda a página tem a capa do DVD, uma sinopse do filme para localizar o leitor, as curiosidades da trilha, e a tracklist.

247- Por que há um capítulo só para o Elvis?
Rodrigo Rodrigues - Eu achei melhor 'blocar' as informações. Só o Elvis fez 31 filmes, se eu fosse colocar todos, ocuparia metade do livro. Selecionei uns 8 ou 10 filmes dele e coloquei tudo no mesmo capítulo. Fiz a mesma coisa com '007'. Ou seja, eu coloquei somente as trilhas que foram bem sucedidas nas paradas de sucesso.

continua após o anúncio



Relembre John Travolta em 'Os embalos de sábado à noite'


continua após o anúncio


Ficha Técnica

Título: Almanaque da música pop no cinema
Autor: Rodrigo Rodrigues
Formato: 20,5 x 22,5 cm
Páginas: 216
Preço: R$ 59,90

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247