Apoie o Brasil 247
continua após o anúncio

Noite de São João. O mistério das festas juninas

Festas juninas: significados histórico, mágico e religioso são o tema do Programa Oásis deste domingo, 21h, na TV 247, capitaneado pelos jornalistas Luis Pellegrini e Andrea Trus

(Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil)
continua após o anúncio


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Luis Pellegrini, para o 247 - Hoje cristãs, as festas celebradas em junho em homenagem aos santos católicos Antônio, João Batista e Pedro, tão apreciadas no Brasil, têm origem pagã. Derivam de antigos ritos da fertilidade praticados pelos antigos europeus: Os mistérios do solstício de verão, no hemisfério norte.  

As festas juninas estão profundamente gravadas no imaginário de todos os bra­sileiros. Quem, numa noite de junho, não pulou fogueira, comeu canjica ou bebeu quentão? Quem não dançou quadrilha, soltou rojão e, sobretudo no Nordeste, não subiu num pau-de-sebo? Essas festas são as mais alegres e populares celebrações de fundo religioso do nosso país, sobretudo em cidades do interior e zonas rurais. Embora muita gente nas grandes metrópoles ainda as comemorem como folguedos indispensáveis no início do inverno.

continua após o anúncio

Apesar da sua popularidade, poucos sabem que todas as festas juninas são herança, assimilada pela Igreja Católica, de festividades pré-cristãs ligadas a cultos da fertilidade. No hemisfério norte, junho marca a chegada do verão, da abundância e da alegria. Nessa época, os pagãos europeus comemoravam o solstício de verão (o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre no hemisfério norte por volta de 21 de junho) com rituais ligados às colheitas, dos quais faziam parte sacrifícios aos deuses da terra e da fertilidade. Essa tradição já existia nas culturas egípcia e grega, que a passaram aos romanos. O período era também considerado o mais propício em todo o ano para as “atividades de reprodução” da espécie... Porque se uma mulher engravidava no decorrer de junho, iria ter a criança entre março e abril do ano seguinte, quando o inverno estaria terminando e as primeiras frutas e verduras surgindo, enquanto, ao mesmo tempo, pariam as vacas, cabras e ovelhas, e as aves chocavam seus ovos. Tudo isso significava: comida farta, e leite no peito para as crianças.

As festas juninas, seu significado histórico, mágico e religioso são o tema do Programa Oásis deste domingo, às 21 horas, da TV 247, capitaneado pelos jornalistas Luis Pellegrini e Andrea Trus.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247