"Nevermind" comemora 20 anos

Edio de luxo do disco seminal do Nirvana chega s lojas este ms. Veja o que outros artistas disseram sobre o legado, duas dcadas depois



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Nevermind", o seminal álbum do Nirvana, faz 20 anos este mês com uma edição especial de luxo e muitos motivos para comemorar. O disco definiu o movimento grunge para toda uma geração só pelos acordes de "Smells like teen spirit". A uma certa altura, ninguém aguentava mais ouvir aquele riff ou ver aquelas cheerleaders com suas saias no Top 10 da MTV, mas todo mundo também sabia que precisava ouvir aquele disco. Era evidente que havia algo de novo no front da pop music, onde Michael Jackson e Madonna confortavelmente reinavam.

"Nevermind" veio logo para consagrar a banda de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl no mundo todo, quando eles tinham apenas seu disco de estréia na praça, "Bleach", pela independente Sub Pop. O disco também causou polêmica com o bebê nu na capa, nadando para alcançar uma nota de dólar fisgada a um anzol, e conseguiu bem mais. Desde 24 de setembro de 1991, dia de seu lançamento, "Nevermind" já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo, o que lhe garante certificação tripla de disco de diamante.

A edição comemorativa de luxo terá quatro CDs um DVD recheados de inéditas, versões alternativas, raridades de estúdio e ao vivo, lados b e registros da banda nos estúdios de rádio da BBC. O DVD terá um show inédito da banda na hometown do movimento grunge, Seattle. A previsão é de que essa edição especial comemorativa de "Nevermind" chegue às lojas no próximo dia 27 de setembro.

continua após o anúncio

Veja o que alguns artistas disseram sobre "Nevermind", que desbancou "Dangerous", de Michael Jackson, do topo da parada americana e foi responsável pela explosão do rock alternativo na década de 1990.

"Havia algumas cópias em fita cassete de 'Nevermind' rodando por aí antes do lançamento do disco. Só de ouvir aquela fita já tinha um impacto. Dava para sentir a mudança".

continua após o anúncio

- Eddie Vedder, líder do Pearl Jam

"Até 'Nevermind', o Pavement e outras bandas assim, a gente tinha que se mostrar pras pessoas e construir nossa reputação através de fanzines, rádios de faculdade e na estrada, nos shows. Depois de 'Nevermind', todo mundo queria saber aonde encontrar bandas como a nossa ou então pequenas bandas que existiam há apenas alguns meses".

continua após o anúncio

- Bob Nastanovich, da banda Pavement

"Aquelas músicas continuam atemporais. Você pode emprestar o CD do Nirvana do seu pai, então é mais uma geração que pode olhar pra trás e pensar: 'meu velho sabe das coisas, isso aqui é bacana'. Aquelas músicas ficam na sua memória por um motivo. Não era tudo uma grande bobagem".

continua após o anúncio

- Henry Rollins, músico e apresentador

"É um dos meus discos favoritos de todo aquele período. Você sentia que era novo da primeira vez que ouvia. E ainda soa muito novo. Você pode achar o que quiser sobre o Kurt ou o movimento grunge, mas não dá pra negar o impacto das músicas. É por causa delas que as pessoas ainda se importam".

continua após o anúncio

- Lenny Kravitz, cantor

"O Nirvana tocou em Athens (cidade-natal do REM, no estado americano da Georgia) mais ou menos um mês depois do lançamento de 'Nevermind' e eles ficaram lá em casa porque não tinham nenhum outro lugar para ficar. É difícil acreditar que no ano que 'Nevermind' foi lançado, o Nirvana ainda não era a maior banda do mundo -- isso ainda demoraria mais uns três meses".

continua após o anúncio

- Peter Buck, guitarrista do REM

Leia mais depoimentos no site da Spin.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247