Mostra de curtas oferece panorama do cinema latino

Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo terá sessões gratuitas em agosto

Mostra de curtas oferece panorama do cinema latino
Mostra de curtas oferece panorama do cinema latino (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - O curta-metragem, sobretudo onde a indústria do cinema ainda engatinha, é considerado um espaço de experimentação para novos diretores, além de ser um "abre-portas" na obra de futuros grandes cineastas. Assim acontece na América Latina: realizadores hoje destacados, como os argentinos Lucrecia Martel e Pablo Trapero, começaram suas carreiras com curtas bem sacados, baratos e premiados.

Descobrir como a região pensa o cinema e identificar talentos do México à Argentina é a missão da Mostra Latina da Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – um dos principais festivais de curtas do mundo. O evento, tradicional no calendário cultural de São Paulo e que exibe títulos do mundo inteiro, acontece este ano de 23 a 31 de agosto em diversas salas de cinema e centros culturais da cidade. Seu braço latino – que atrai, além do público, representantes de outros festivais nacionais e internacionais em busca de bons filmes – é o destaque da sua ampla programação, ao traçar um bom panorama do nosso cinema jovem.

Nesta 23.ª edição, 27 curtas latinos foram distribuídos em cinco programas. A seleção retrata a produção mais recente da região, quase sempre na mão de realizadores com menos de 40 anos. Os filmes vêm de diferentes países: a Argentina, como de costume, tem presença expressiva, graças à sua ampla produção; México e Cuba, com importantes escolas de cinema, também são bem representados; e, como novidade este ano, aparecem com mais espaço países cuja presença costuma ser mais tímida, com destaque para o Peru.

continua após o anúncio

Na programação convivem títulos premiados e lançados anteriormente (como "Loxoro", da peruana Claudia Llosa ("Madeinusa" e "A teta assustada"), exibido no Festival de Berlim, e "Yeguas y cotorras", da argentina Natalia Garagiola, exibido na Semana da Crítica de Cannes) com histórias inusitadas (como o peruano "Going Kinski", de Smokey Nelson, ficção curiosa sobre rastros que a filmagem de "Fitzcarraldo" teria deixado na Amazônia peruana) e ainda filmes inéditos e de rara qualidade estética (como o venezuelano "La noche anuncia la aurora", de Gerard Uzcategui).

No mais, "há documentários tradicionais, mas também muitos filmes híbridos que bebem da linguagem documental e misturam gêneros de forma criativa, como o argentino 'Noelia' e o chileno 'AfAntü'. Também destacaria os oito filmes dirigidos por mulheres", acrescenta Márcio Miranda, responsável pela Mostra Latina.

continua após o anúncio

Para quem busca títulos que dificilmente serão vistos de novo por aqui, "este ano há também dois filmes da América Central, além dos tradicionais cubanos: 'Cuando sea grande', da Guatemala, e 'Pothound', de Trinidad & Tobago", ressalta Márcio.

Especiais

continua após o anúncio

Além da tradicional seção latino-americana, a Mostra incluiu nesta edição um programa especial de 20 anos da Universidad del Cine. Serão apresentados 12 filmes produzidos pela instituição, que é uma das principais escolas de cinema da Argentina, entre eles: "Negocios", realizado em 1996 por um célebre ex-aluno, Pablo Trapero. A iniciativa conta com presença de Jorge La Ferla, professor da universidade, em uma palestra no Cinusp.

Como em anos anteriores, o festival terá versões itinerantes nas cidades de Curitiba, São Carlos, Ribeirão Preto e Sorocaba. Vale lembrar que as sessões e eventos da Mostra, tanto em São Paulo como em outras cidades, são gratuitos.

continua após o anúncio

Para conferir a programação, visite o site www.kinoforum.org.br.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247