Mostra de cinema homenageia Elia Kazan
Dez filmes do diretor, clssicos restaurados e raridades histricas faro parte da 35 edio do evento que comea no ms que vem com mais de uma centena de atraes em So Paulo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Ainda é pouco para o que costuma ser o gigantismo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com suas centenas de atrações, mas preste atenção nessa primeira lista de filmes confirmados - "Low Life"", de Nicolas Klotz; Once Upon a Time in Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan; "L’Illusion Comique", de Mathieu Amalric; e o documentário em 3D de Werner Herzog, "Cave of Forgotten Dreams". Esse último, você pode anotar para depois conferir (e cobrar), é uma obra-prima.
A exemplo de Cannes, que criou a seção Cannes Classics só para exibir clássicos restaurados, a 35.ª Mostra anuncia uma impressionante seleção de títulos que fazem parte da história do cinema. "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, que comemora 40 anos; "Táxi Driver, Motorista de Táxi", de Martin Scorsese; e três filmes italianos míticos - "O Leopardo", de Luchino Visconti; "A Doce Vida", de Federico Fellini; e "1900", de Bernardo Bertolucci. Os dois primeiros integram as comemorações do centenário de Nino Rota, que assina as trilhas de ambos.
Na sequência do admirável documentário de Martin Scorsese sobre Elia Kazan, a Mostra anuncia uma retrospectiva com dez filmes do grande diretor. Para apresentá-la, virá a São Paulo a viúva do artista, Frances Kazan. Outro evento de porte será a exposição de Sergei Paradjanov, com obras expostas no Masp e uma retrospectiva parcial de seus filmes. O diretor da Georgia, filho de armênios, foi revelado no Brasil pela Mostra. Personalidade controversa - foi preso por tráfico de ícones e especulação -, Paradjanov provocaria discussões, de todo jeito, por filmes como "Cavalos de Fogo", que transpõe Romeu e Julieta para os Cárpatos.
Entre os convidados confirmados, Atom Egoyan, integrante do júri internacional, ministrará um workshop. Jan Harland, cunhado e produtor de Stanley Kubrick, também dará uma master class sobre seu trabalho com o diretor.
35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Panorama do cinema mundial com destaque a novos realizadores. Mostra Brasil com abrangente exposição da produção anual.
Data: 21 de outubro a 3 de novembro
Categoria: competitivo para longas e curtas de todos os gêneros
Inscrições: março a agosto de 2011
Locais de exibição: Espaço Unibanco Pompéia, Espaço Unibanco Augusta, Cine Bombril, Cinema da Vila, Cine TAM, Cine Olido, MIS, CCSP, Cine Marabá, HSBC Belas Artes, Reserva Cultural
Programação: Perspectiva Internacional, Mostra Brasil, Competição Novos Diretores
Atividades paralelas: workshops, seminários, aulas magnas, encontros de coprodução
Responsável: Renata de Almeida e Leon Cakoff
Entidade promotora: ABMIC - Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema
Contato: R. Antônio Carlos, 288
São Paulo / SP
01309-010
Tel.: (11) 3141-0413
FAX: (11) 3266-7066
info@mostra.org
www.mostra.org
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247