Morre aos 74 anos, Stephen Wilhite, criador do formato GIF
O desenvolvedor do popular formato de imagens animadas faleceu na semana passada, vítima de complicações decorrentes da Covid-19
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Stephen Wilhite, criador das imagens em movimento na internet, mais conhecidas como GIF, morreu aos 74 anos, após complicações da Covid-19. Internado desde 1º de março, Wilhite morreu em 14 de março, mas a notícia só foi divulgada na nesta quarta-feira (23) pela esposa dele, Kathaleen, à rádio norte-americana NPR.
A criação aconteceu em 1987, quando Wilhite trabalhava para a provedora Compuserve. O Graphics Interchange Format foi desenvolvido para comprimir imagens, reduzindo o seu tamanho e permitindo que elas fossem carregadas mais rapidamente nas conexões ainda primitivas da época.
>>> Lulaverso: Lula lança campanha digital nas redes com memes e conteúdos para jovens
Em uma rara entrevista concedida em 2012, Wilhite disse que o primeiro GIF foi algo bem simples: um avião altamente pixelado cruzando o céu infinitamente. À época, o GIF era um formato de imagem estática, como o JPEG.
Apesar de décadas no mercado, o GIF começou a se popularizar a partir de 2010, com a popularização de redes sociais, como Twitter e Facebook.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247