Merval imortal

Com apenas dois livros de artigos publicados, jornalistada Globofoi eleitopara aAcademia Brasileira de Letras nesta quinta-feira 2. Os tuiteiros no gostaram



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Às vezes fica difícil entender quais são os critérios para a eleição de um membro da Academia Brasileira de Letras. Nesta quinta-feira 2 dois candidatos concorreram a vaga 31, que pertencera ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, morto no ano passado. Venceu por 39 votos a 25 o jornalista carioca Merval Pereira, 61 anos, comentarista político da Rede Globo que atua em diversos veículos da emissora: jornal impresso, online, tevê e rádio. É autor de dois livros que reúnem artigos seus escritos para os jornais: “A segunda guerra, a sucessão de Geisel”, de 1979, e “O lulismo no poder”, de 2010.

O concorrente de Pereira, o escritor baiano Antônio Torres, 70 anos, não tem tanta projeção e fama, mas é autor de 17 livros publicados entre os anos de 1972 e 2007. Com todo o respeito ao trabalho do jornalista e sem atentar apenas à quantidade de publicações editoriais, mesmo assim não teria o escritor baiano um perfil mais apropriado à honraria? A Cadeira nº 31 foi fundada por Guimarães Junior, que escolheu como patrono Pedro Luís, e foi sucessivamente ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

Desde a escolha, Merval Pereira tem sido um dos nomes mais citados no Twitter. Não necessariamente a favor.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247