Mais de 200 personalidades mundiais da ciência e cultura pedem mudança no sistema econômico e social pós-pandemia
Mais de 200 personalidades da cultura e da ciência, lideradas pela atriz Juliette Binoche e pelo astrofísico Aurélien Barrau, lançam um manifesto por uma mudança no sistema econômico e social. O manifesto foi assinado também por Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Penélope Cruz, Cate Blanchett, Robert de Niro e Madonna, entre outras celebridades
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Contra o retorno à normalidade, este é o título de um texto que pede uma saída da lógica insustentável que ainda prevalece no mundo, informa o jornal Granma.
O texto pede uma profunda reconstrução dos objetivos e valores, para impedir o colapso ambiental global e pela tomada de medidas em favor da dignidade, sobrevivência e coerência.
Os signatários consideram impensável retornar à normalidade, sem a transformação radical necessária em todos os níveis, o que exige ousadia e coragem. Dizem que isso "não ocorrerá sem um compromisso massivo e determinado".
O texto, publicado no jornal francês Le Monde, deixa clara a preocupação dos signatários com a magnitude da pandemia de covid-19, mas olha além, denunciando que "o consumismo nos levou a negar a própria vida: o das plantas, o dos animais e o de um grande número de seres humanos. A poluição, o aquecimento global e a destruição de espaços naturais levam o mundo a um ponto de ruptura".
O manifesto também foi assinado por cerca de vinte ganhadores do Prêmio Nobel de física e química e pelo vencedor do Prêmio da Paz Muhammad Yunus.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247