Lei Rouanet: quase 90% dos projetos têm alguma irregularidade

Considerando os 34,1 mil projetos inscritos no Ministério da Cultura desde a criação do Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), que reúne informações sobre beneficiados da Lei Rouanet, cerca 29,9 mil apresentam irregularidades, o que representa 87,7% do total, segundo cálculo da CGU (Controladoria Geral da União); problemas vão desde relacionamentos considerados inidôneos entre proponentes, patrocinadores e fornecedores de projetos culturais a produtoras que funcionam como testas de ferro e demandam recursos da Rouanet sem manter funcionários registrados e em situação inativa na Receita Federal

Ministério da Cultura sede Brasília
Ministério da Cultura sede Brasília (Foto: Giuliana Miranda)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Considerando os 34,1 mil projetos inscritos no Ministério da Cultura desde a criação do Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), que reúne informações sobre beneficiados da Lei Rouanet, cerca 29,9 mil apresentam irregularidades, o que representa 87,7% do total, diz reportagem da Folha de S.Paulo. A conta é da CGU (Controladoria Geral da União).

"Os problemas vão desde relacionamentos considerados inidôneos entre proponentes, patrocinadores e fornecedores de projetos culturais a produtoras que funcionam como testas de ferro e demandam recursos da Rouanet sem manter funcionários registrados e em situação inativa na Receita Federal.

Internamente, o MinC contesta os critérios adotados pela CGU. O ministério considera que, em alguns casos, são rígidos em excesso ao avaliar como conflito de interesse o fato de um produtor beneficiado com recursos incentivados da Petrobras, por exemplo, possuir ações da empresa."

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247