Perito aponta plágio em música de Roberto Carlos

Laudo pericial indica possível plágio na canção 'Traumas' de Roberto e Erasmo Carlos lançada em 1971

(Foto: Reprodução/Youtube)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Segundo um laudo pericial encomendado pela Justiça, a música "Traumas", lançada por Roberto e Erasmo Carlos em 1971, pode ter sido plagiada de uma composição intitulada "Aquele Amor tão Grande", criada por uma professora meses antes. A afirmação foi feita pelo perito Cesar Peduti Filho no processo movido pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes, informa o jornalista Rogério Gentile, colunista do Uol.

Alegando ter registrado sua música na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 3 de fevereiro de 1971, a professora entregou uma fita e a partitura da canção a um músico da banda de Roberto Carlos durante um show realizado na Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.

continua após o anúncio

Em julho do mesmo ano, a professora tomou conhecimento de uma nova música lançada por Roberto Carlos e sentiu uma "identidade" com a sua composição. De acordo com o perito, há trechos idênticos entre as canções, embora existam pequenas alterações rítmicas e de tonalidade. O laudo concluiu que houve uma reprodução parcial da obra, caracterizando o plágio.

A professora busca uma indenização, cujos valores serão calculados considerando os danos morais e patrimoniais.

continua após o anúncio

O processo ainda está em andamento e Roberto Carlos tem o direito de contestar tecnicamente o trabalho do perito. O cantor afirmou à Justiça que a acusação de plágio é "fantasiosa" e considerou a narrativa da autora do processo como uma ofensa à sua honra. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247