Inteligência artificial resgata voz de John Lennon e Beatles lançarão canção inédita, anuncia Paul McCartney

Inteligência artificial conseguiu extrair a voz de John Lennon de uma gravação de fita cassete

Beatles
Beatles (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A história dos Beatles é infinita. Os avanços tecnológicos têm permitido continuar construindo-a e dando vida a cada fragmento arqueológico - uma foto esquecida, uma gravação caseira, uma antiga maquete - que os quatro músicos de Liverpool deixaram para trás. Paul McCartney anunciou nesta terça-feira, na rádio BBC Radio 4, que o uso da Inteligência Artificial (IA) permitirá a produção e publicação, no final deste ano, da "última música" da banda. McCartney, alma impulsionadora da formação ao lado de John Lennon, não quis revelar qual é o tema, mas pistas anteriores sugerem que seria "Now And Then", relata o El País.

Em 1978, Lennon gravou algumas músicas em um gravador de fita cassete, sentado ao piano de seu apartamento em Nova York. Dezesseis anos depois, a viúva do cantor - assassinado em dezembro de 1980 na entrada do prédio Dakota - Yoko Ono, entregou a McCartney uma maquete com a inscrição "Para Paul", contendo algumas das canções criadas em seus últimos dias. Obviamente, não era a "Pedra de Roseta" que finalmente revelaria as chaves dos Fab Four. É difícil extrair algo novo de um grupo idolatrado e comercialmente explorado até a exaustão. Na verdade, duas das músicas daquela maquete, "Free As A Bird" e "Real Love", já foram convenientemente limpas e remasterizadas pelo produtor Jeff Lynne e lançadas em 1995 e 1996, como parte do novo material dos Beatles que surgia após 25 anos.

continua após o anúncio

Mas "Now And Then", uma música de amor e desculpas composta e interpretada por Lennon, parecia irrecuperável. Tinha um refrão, mas apenas algumas estrofes. Não havia como completá-la, e, para alguns membros da banda, como George Harrison (falecido em 2001), "era uma porcaria". "George não gostou, e os Beatles eram uma democracia, então não fizemos nada com ela", explicou McCartney. No entanto, ele via uma beleza oculta naquela música.

O trabalho da IA - Quando o diretor Peter Jackson apresentou seu documentário "Get Back" em 2021, o editor de diálogos Emile de la Rey conseguiu, por meio da tecnologia da informação e do aprendizado computacional, reconhecer e isolar as vozes dos quatro músicos do constante ruído de fundo. Essa técnica tem permitido o resgate de materiais não utilizados. McCartney, por exemplo, conseguiu, dessa forma, interpretar um dueto com Lennon em sua última turnê.

continua após o anúncio

"A partir de uma fita cassete com uma gravação bastante ruim, [a IA] foi capaz de extrair a voz de John. Tínhamos sua voz e o piano. Eles conseguiram separá-los. Temos a voz de John em estado puro e pudemos mixar a gravação para que se torne a última música dos Beatles", explicou McCartney à BBC.

O uso da inteligência artificial no processo criativo dos músicos tem gerado um intenso debate, com críticos como Sting alertando para a ameaça que essa nova tecnologia representa, enquanto bandas como Pet Shop Boys a consideram uma ajuda positiva, que pode ser utilizada ou descartada, por exemplo, ao finalizar uma música que talvez tenha ficado inacabada em uma gaveta. Uma pequena ajuda para a inspiração. Ou como nas grandes obras que hoje são expostas em museus como o British Museum, incompletas e reconstruídas com acréscimos de gesso ou fotografias. Paul, John, George e Harrison nunca se reuniram para gravar "Now And Then". Isso é impossível agora. Mas para aqueles que nunca se cansam de ouvir sua música, é um presente.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247