Incêndio em Copacabana destrói acervo de arte

Cobertura do colecionador e artista plástico romeno Jean Boghici teve boa parte destruída na noite desta segunda-feira; sua coleção de quadros, uma das mais importantes do País, inclui obras de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral; ainda não se sabe o tamanho do prejuízo; será feita perícia no local

Incêndio em Copacabana destrói acervo de arte
Incêndio em Copacabana destrói acervo de arte (Foto: Reprodução/G1)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O incêndio que atingiu uma cobertura duplex em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira, destruiu parte de um acervo com importantes obras brasileiras, como Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. Os quadros pertenciam ao colecionador e artista plástico romeno Jean Boghici, que mora com a mulher no apartamento, localizado na Rua Barata Ribeiro. Não houve mortos nem feridos e o fogo foi controlado em cerca de duas horas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Entre as obras, uma das mais importantes era o quadro Samba, do pintor brasileiro Di Cavalcanti. Não foram divulgados outros quadros, mas sabe-se que alguns foram salvos. Também não foi calculado o valor do prejuízo. Bochici coleciona obras há mais de 50 anos e seu acervo é considerado um dos mais importantes do País. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo provavelmente começou num aparelho de ar-condicionado.

A perícia no local terá início nesta terça-feira. Imagens reproduzidas pela TV Globo mostraram que o primeiro andar da cobertura teve boa parte destruída. Quem mora até o 9º andar pôde retornar ontem mesmo, mas quem reside entre o 9º e o 12º andar ainda não teve permissão para entrar no prédio, já que a água foi cortada. Segundo reportagem da Globo, o vizinho e amigo Paulo Henrique Vilela contou que esteve com o dono do apartamento e disse que ele ficou muito triste, pois ainda não sabe a extensão dos danos causados em sua coleção.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247