Homenagem aos bateras

Do jazz ao blues, passando pelo rock, eles são fundamentais para que a festa aconteça



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Se você não aprecia bateria, deixa essa lista de lado. Porque nos veremos grandes solos de mestres desse instrumento. Do Jazz ao Rock, a bateria é peça fundamental pra que a coisa aconteça. Esses aqui se destacaram muito. Sou grande fã de todos eles. Conhece a piada do baterista? Se você não é músico, não vai entender. Hahahaha…

1- Buddy Rich - Esse é dos mais brilhantes. Ele tocou na orquestra de Tommy Dorsey e na de Harry James. Meu pai era fã das big bands e eu tinha, desde criança, vinis das 2 orquestras. Neste vídeo, vemos Buddy e Animal (o baterista da banda dos Muppets), num desafio avassalador. Buddy era bem humorado e era um showman de primeira.


2- Keith Moon - Baterista do The Who, Moon era muito louco. Bem humorado, sem limites, mas sobretudo um excelente baterista. Morreu tragicamente, deixando uma lacuna na história do rock. Neste video, vemos a sessão isolada da bateria da música "Who are you". Simples e perfeito!

continua após o anúncio

 


3- Gene Krupa, Lionel Hampton e Chico Hamilton - Gene era filho de polonês e gostava de um baseado. Foi preso por isso, mas tocou com Benny Goodman e teve sua própria orquestra. Lionel Hampton era mais que baterista, um percussionista de mão cheia. Era o rei do vibrafone. Chico Hamilton começou como clarinetista, mas tocou bateria com Duke Ellington, Count Basie, Gerry Mulligan e Billie Holliday. No seu quinteto, teve como guitarrista Larry Coryell. Neste video, vemos um confronto entre os 3 monstros.

continua após o anúncio

 


4- John Bonham - Baterista do Led Zeppelin, era o motorzinho da banda. V12, naturalmente. O talentoso baterista faleceu em 1980, depois de ingerir 40 doses de vodca, afogado em seu próprio vômito. E o Rock perdeu mais um grande baterista. No video, vemos o famoso (e interminável) solo de Moby Dick, em versão reduzida. Paulo Zinner vai ficar bravo, mas até ele já foi longe nos solos dos shows dos Devotos DNSA, alcançando um recorde de 25 minutos num show de sua antiga banda de blues Fickle Pickle. Calma, Zinner. Guarda um pouco pro amanhã!

continua após o anúncio

 


5- Chick Webb - Ele tinha a sua orquestra e "deu uma chance" pra Ella Fitzgerald. Ele ficava no centro do palco e era a grande estrela do momento. Ella, segundo Webb não era muito "bonita" pra ser crooner. Como se ele fosse lindo! Apesar disso, Chick fez história, mas seus registros videográficos são raros. Esse que veremos é um deles, onde a sua orquestra toca trechos "dançáveis" pros bailarinos demostrarem seus diferentes estilos. Chick, seu lindo!

continua após o anúncio

 


6- Ian Paice - É o baterista do Deep Purple e um dos grandes do instrumento. De novo, tenho que citar o Paulo Zinner, que propôs um workshop dele em São Paulo. Apresentei o evento e os dois fizeram uma apresentação em duo. Um destro, o outro canhoto. Parecia um espelho, tamanha a perfeição e sincroniza entre os dois. Foi nesse evento que Paice me revelou que é fã de Ringo Starr. Isso te surpreende? Eu sou o maior fã do Ringo, que faz show no Brasil ainda nesse ano. Preparem-se!

continua após o anúncio

 


7- Billy Cobham - Ele tocou com Miles Davis no álbum Bitches Brew, na fase jazz-rock do trompetista. Aliás, aquele disco revelou um monte de gente importante. Cabe até uma lista de músicos que Miles lançou nele. Mas voltando ao Cobham, vi o cara em ação na Mahavishnu Orchestra, em 1978, no primeiro festival de jazz São Paulo/Montreaux. Nunca vou conseguir esquecer aquela tarde. Depois teve Grupo Um com uma sessão de horas ininterruptas de free jazz. Grupo Um que tinha Zé Eduardo Nazário na bateria, mas a lista fica por aqui, com o senhor Cobham.

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247