Historiador Pedro Campos, depois de Estranhas Catedrais, lança O voo do Ícaro

Livro versa sobre o processo de internacionalização das empreiteiras de obras públicas durante o período da ditadura militar

(Foto: Guilherme Santos/Sul21 | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o 247

Pedro Henrique Campos, o historiador e autor de “Estranhas Catedrais” - PRÊMIO Jabuti na categoria “Pesquisa”, do ano de 2015 -, lança agora, na próxima sexta-feira (01/07), “O Voo do Ícaro”, às 19h, na Livraria Blooks, 316 – lojas D/E. O livro versa sobre o processo de internacionalização das empreiteiras de obras públicas durante o período da ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1988), seguindo as pegadas que havia trilhado na sua primeira obra. Desta vez, ele vai mais fundo em seus estudos sobre as grandes construtoras e alarga ainda mais as informações, trazendo uma criteriosa análise das obras realizadas pelas empresas do setor. Tanto aqui, no país, quanto no exterior, desde que foram firmados os primeiros contratos, a partir de 1968.  

continua após o anúncio

 O livro aborda os dados quantitativos desse processo, verificando padrões e tendências. Além disso, analisa a organização do empresariado desse ramo de negócios e a demanda de políticas favoráveis por parte do governo ditatorial.  

 O regime deu amplo apoio à transnacionalização das empreiteiras brasileiras, proporcionando incentivos fiscais, financiamento facilitado e apoio diplomático à atuação desses grupos no exterior. Por fim, são tratado alguns casos particulares desse movimento. Verifica-se que, quando essas empresas começam a ousar demais e obter contratos de grande porte em mercados promissores, elas sofrem retaliação, ataques e boicotes por parte das empresas e dos governos dos países centrais, notoriamente dos Estados Unidos.

continua após o anúncio

Pedro segue os desdobramentos desses contratos, as perseguições e pressões para que o Brasil deixasse de atuar nesse segmento, abrindo mãos de polpudas transações. O Brasil virou uma ameaça. E Pedro mostra como cresceram e se reduziram esses monstros de concretos que ergueram e destruíram coisas belas. Outras nem tanto.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247