Gilberto Gil completa 70 anos nesta terça-feira

Para comemorar a data, o ex-ministro da cultura exibiu, pelo youtube, show gravado no fim de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro;  músico se prepara para uma turnê pela Europa

Gilberto Gil completa 70 anos nesta terça-feira
Gilberto Gil completa 70 anos nesta terça-feira (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- Gilberto Gil, um dos principais músicos brasileiros, completou 70 anos nesta terça-feira. Para comemorar a data, o ex-ministro da cultura exibiu, pelo youtube, um show de uma hora gravado no fim de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na apresentação, Gil homenageou seus ídolos como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, o maestro Rogério Duprat e Jimi Hendrix.

Com 57 discos lançados e 8 Grammys, Gil tem uma trajetória musical pautada na variedade de ritmos e nas questões sociais e raciais. O artista, que cresceu ouvindo João Gilberto e Luiz Gonzaga, decidiu ser músico após conhecer, nos anos 1960, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé e Gal Costa. Foi logo nessa década, que Gil mostrou sua relevância musical, criando com Caetano Veloso o Tropicalismo, movimento que misturava samba,bossa, baião e até música erudita com rock. Um dos principais hinos dessa época é Domingo no Parque.

 

continua após o anúncio

 

No exílio em Londres, Gilberto Gil gravou um álbum em inglês pela gravadora local PHILIPS. Quando voltou ao Brasil, em 1975, ele começou a séries de discos antológicos: "Expresso 2222", "Gil e Jorge"(com Jorge Ben Jor), " Os Doces Bárbaros" (com os baianos Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) e Refazenda, um dos mais importantes trabalhos que, ao lado de Refavela, gravado após uma viagem ao continente africano, e Realce, formariam uma trilogia RE.

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

Nos anos seguintes, vieram "Parabolicamará", "Tropicalia2" e "Unplugged". Já em 1997, lançou o álbum duplo "Quanta" e em 1998, "Quanta gente veio ver", em álbum duplo ao vivo, comemorando o sucesso de uma turnê mundial e que ganhou o "Grammy Award" de melhor música mundial. Na década de 2000, vieram "Eu, Tu, Eles" e o CD "Gil & Milton", o CD "São João Vivo", o CD e DVD "Kaya n´Gan Daya", que depois de uma turnê mundial, tornou-se em CD ao vivo. Em 2004, lançou ao vivo o CD e DVD "Eletracústico".

Após lançar esse CD, Gil ficou um tempo sem gravar, porque tinha assumido, um ano antes (em janeiro de 2003) o cargo de Ministro da Cultura, no governo de Luís Inácio Lula da Silva. Ele permaneceu no cargo até 30 de julho de 2008. Gil já tinha assumido um cargo na política parlamentar nos anos de 1989 a 1992, quando foi vereador na Câmara Municipal de Salvador.

continua após o anúncio

No ano que saiu do Ministério, o músico lançou "Banda Larga Cordel", reafirmando seu engajamento com as novas réguas e compassos do universo "bits and bytes". Em 2010, fez uma turnê pelos EUA e gravou "Fé na Festa", todo ao forró.  Atualmente, músico se prepara para uma turnê pela Europa de seu novo show, Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo, com arranjos do violoncelista Jacques Morelenbaum.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247