Franceses iniciavam ocupação do Rio há 460 anos
Por duas vezes os franceses tentaram se fixar em território brasileiro. Eles defendiam que o direito à terra era de quem a ocupasse. Os franceses aportaram na Baía de Guanabara no dia 10 de novembro de 1555, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Radioagência Nacional (EBC) - Por duas vezes os franceses tentaram se fixar em território brasileiro. Eles defendiam que o direito à terra era de quem a ocupasse.
A primeira tentativa foi no Rio de Janeiro, com a França Antártica, há 460 anos.
Os franceses aportaram na Baía de Guanabara no dia 10 de novembro de 1555, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon.
Por mais de dez anos eles ficaram na região. Organizaram uma vila, construíram um forte e resistiram aos portugueses.
Os franceses pretendiam garantir a exploração do pau-brasil no litoral sul e um local onde pudessem seguir com o protestantismo.
Os estrangeiros se uniram aos índios Tupinambás em combates contra os portugueses e a escravização indígena. Essa união ficou conhecida como a Confederação dos Tamoios.
Em resposta à ocupação francesa, os portugueses organizaram a primeira expedição em 1560. O comando era de Mem de Sá, então governador-geral do Brasil.
O conflito resultou na destruição do forte e expulsão dos portugueses da baía de Guanabara.
Mas, em 1º de março de 1565, o sobrinho do governador geral, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que serviria inicialmente de base na luta contra franceses e indígenas.
Em 18 de janeiro de 1567, Mem de Sá mandou reforços para a região.
A batalha final aconteceu em 20 de janeiro, dia de São Sebastião, no Outeiro da Glória, quando os franceses foram derrotados.
No embate, Estácio de Sá foi ferido no rosto e morreu um mês depois.
Agora, a segunda tentativa dos franceses se fixarem em território brasileiro, ocorreu no Maranhão, a partir de 1594, a área foi chamada de França Equinocial. Mas esta é outra história.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247