Forte baiano Monte Serrat será renovado
Projeto de restaurao do Forte ser entregue semana que vem ao Ipac; para passar pelas intervenes necessrias, o Exrcito Brasileiro precisa captar recursos em torno de R$ 4 milhes
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Camila Vieira_Bahia247 - Considerada por especialistas uma das mais belas edificações coloniais do Brasil, o Forte Nossa Senhora de Monte Serrat, localizado em Boa Viagem (Cidade Baixa), deverá passar por ampla e completa restauração em 2012. Ao menos, o projeto solicitado pelo Exército Brasileiro para realização da reforma já está pronto e será entregue próxima semana ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA).
De acordo com o arquiteto Ernesto Carvalho, responsável peloprojeto, a fortificação passará por intervenções em toda a estrutura, que está com estado de conservação precário por falta de manutenção, cujo preço écaríssimo para uma construção dessa natureza e idade. O Forte de Monte Serratfaz parte da primeira linha de defesa avançada da cidade do Salvador, datado dofinal do século XVI.
Ao todo, o custo do projeto gira em torno de R$ 4 milhões e caberá ao Exército Brasileiro arrecadar recursos para execução da obra. Carvalho disse que o Forte se encontra em estado de subutilização, sendo apenasaproveitado e mantido pelo Exército Brasileiro como espaço aberto de visitação, pelo apelo museugráfico, que conta com exibição de armas.
Projeto piloto
O trabalho elaborado pela empresa de Carvalho pode se tornarum piloto para outras fortificações no país. "Esperamos que a partir do ano quevem ele [o Forte Mont Serrat] já seja restaurado dentro do Programa Mecenas doExército, o qual deverá ser pioneiro dentro do programa". O Mecenas foi instituído com base na LeiRouanet e busca a colaboração de pessoas físicas e jurídicas aos projetosculturais do Exército Brasileiro.
Também em 2012, Ernesto Carvalho pretende lançar um livrosobre a história do Forte, trazendo 150 imagens novas e antigas da edificaçãoque é uma das fortificações mais antigas do Brasil e provavelmente a únicaremanescente no seu formato original do final do século XVI.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247