Festival internacional reúne estrangeiros em Brasília

De hoje at 12 de fevereiro, governo do DF promove mostra internacional indita com msica de brasileiros, performances chinesas e exibies audiovisuais iranianas

Festival internacional reúne estrangeiros em Brasília
Festival internacional reúne estrangeiros em Brasília (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasília – Começa hoje (4) o 1º Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiartes), realizado pelo governo do Distrito Federal, por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado de Cultura e Educação. A programação vai até o dia 12 de fevereiro e traz como destaques os cantores Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Vanessa da Mata, além de atrações internacionais, como o Circo da China.

“Este festival estimula o mercado cultural da cidade e amplia as opções de cultura e lazer, porque será um evento gratuito, em diversos pontos do Distrito Federal”, destacou o governador Agnelo Queiroz. O festival será realizado no Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e regiões administrativas.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, afirma que a intenção do Festival é democratizar o prazer de apreciar diferentes manifestações culturais no conjunto de cidades do DF. “Queremos ir além dos eventos e oferecer reflexões sobre a diversidade cultural, além do contato com ícones da cultura brasileira”, destacou.

continua após o anúncio

A programação do Festiartes traz ainda nomes como Pedro Mariano, Trio Corrente, a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá e o mexicano Jorge Fernández. Haverá também mostras de cinema, teatro, dança, exposições e oficinas.

Atrações nacionais – Paulinho da Viola será o destaque da primeira noite de festival, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, com Reco do Bandolim e o Grupo Choro Livre fazendo a abertura. A entrada será franca e os ingressos serão distribuídos a partir das 14h. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos. No dia 10 de janeiro será a vez de Gilberto Gil subir no mesmo palco, precedido pela brasiliense Ellen Oléria.

continua após o anúncio

No fim do mês, os shows ficam por conta de Vanessa da Mata, que se apresenta dia 27 no Teatro Nacional e dia 28 no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Em fevereiro é Ney Matogrosso quem chega à capital, com a turnê Beijo Bandido, no dia 3. O show de Milton Nascimento ainda terá a data definida.

Atrações internacionais – Os artistas internacionais vão se concentrar na parte audiovisual do Festiartes. De 4 a 8 de janeiro será realizada a mostra de cinema Imagens do Oriente. A capital receberá 11 longas, sete média-metragens, cinco curtas de animação e cinco outros curtas produzidos por jovens cineastas iranianos. Eles vão se encontrar com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes para realizar produções com temáticas pertinentes ao Oriente Médio.

continua após o anúncio

Um ano de investimentos – Neste primeiro ano de gestão, o novo Governo do Distrito Federal tirou o DF da situação de colapso institucional, promovendo um verdadeiro processo de reconstrução institucional, de credibilidade, de autoestima e da imagem pública da capital do país.

As Políticas Públicas de Cultura tiveram seus fundamentos nos resultados da 3ª Conferência Distrital de Cultura. Trinta pré-conferências – uma em cada Região Administrativa – e mais 17, divididas por linguagens, totalizaram 47 assembleias que mobilizaram cerca de 6 mil pessoas, aprovaram as Diretrizes Gerais das Políticas Públicas de Cultura e instituíram os Conselhos Regionais de Cultura, além de eleger os conselheiros regionais.

continua após o anúncio

O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal adquiriu centralidade como instrumento de Fomento das Políticas Públicas de Cultura. Essa medida assegurou a democratização do acesso aos recursos públicos, a descentralização da aplicação desses recursos, o respeito à diversidade das expressões culturais que Brasília abriga, com transparência para definir a vocação do FAC como ferramenta indispensável ao desenvolvimento da cultura no Distrito Federal. Além de honrar compromissos dos exercícios de 2009 e 2010, o FAC investiu R$ 35 milhões, por meio de editais, para apoiar iniciativas culturais nas 30 Administrações Regionais do DF.

A reconstrução do Fórum dos Secretários de Cultura do Centro-Oeste (MS, MT, GO e DF) reposicionou as Políticas Públicas de Cultura, coordenando suas ações na disputa de recursos da União, via Fundo Constitucional (FCO), com vistas a fortalecer as cadeias produtivas da Economia Criativa na região.

continua após o anúncio

A aprovação da Lei de Subvenção ao Carnaval, aprovada pela Câmara Distrital em dezembro de 2011, reconhece a legitimidade social e cultural de uma expressão inseparável da identidade do país.

A realização do processo licitatório – o primeiro em mais de cinco anos – promovido pela Secretaria de Cultura do DF para oferecer à capital do país a festa da virada do ano conferiu transparência às relações entre Estado e sociedade.

continua após o anúncio

Houve ainda a realização da 44ª Edição do Festival de Cinema, o lançamento do Plano do Livro e da Leitura e as iniciativas da sociedade que receberam apoio do GDF, como o Cena Contemporânea.

Perspectivas para 2012 – O Governador Agnelo Queiroz enviará à Câmara Legislativa a Lei de Incentivo à Cultura logo na abertura dos trabalhos na Casa, no começo de fevereiro. O objetivo é que a lei entre em vigência ainda neste exercício, ampliando a oferta de recursos para o setor de forma a qualificar os bens e serviços culturais a que a cidadania tem direito.

continua após o anúncio

A Política Pública de Cultura requer a realização de grandes eventos, que constituem momentos de síntese entre outras políticas de governo: educação, inclusão social, juventude, ciência e tecnologia, e sustentabilidade socioambiental.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247