Festival É Tudo Verdade homenageia Eduardo Coutinho

Evento, que acontece simultaneamente em So Paulo e no Rio de Janeiro entre 22 de maro e 1 de abril, ter como destaque a srie de documentrios produzidos pelo cineasta

Festival É Tudo Verdade homenageia Eduardo Coutinho
Festival É Tudo Verdade homenageia Eduardo Coutinho (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Manuela Meneses _247 - O cineasta Eduardo Coutinho será o grande homenageado do Festival É Tudo Verdade 2012. O evento, que acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostra as principais produções do cinema documentarista no período entre 22 de março e 1º de abril. O principal destaque da mostra, que terá entradas gratuitas, será a série de documentários produzidos por Coutinho, considerado o principal documentarista brasileiro. A mostra terá sete filmes do cineasta e dois debates com participações dos principais colaboradores das produções. Segundo informações da assessoria do festival, a homenagem será uma celebração ao período de formação do diretor.

As sessões irão destacar também grandes sucessos de Coutinho, como "Edifício Master", "Jogo de Cena" e “Moscou”. Mesmo com uma filmografia repleta de histórias curiosas, a reapresentação mais aguardada será a cópia de “Cabra marcado para morrer”, de 1984. Considerado um dos principais clássicos do gênero, o filme foi produzido inicialmente como ficção. Porém, as gravações foram interrompidas pela ditadura militar, que não aprovou o tema da produção. O trabalho foi retomado 20 anos depois, e lançado com depoimentos da equipe original.

Antes da reestreia na mostra, o documentário passou por um processo de restauração promovido pela Cinemateca brasileira. "É a grande obra documental do cinema brasileiro, influente para a renovação do documentário no país", afirma o crítico Amir Labaki, fundador e diretor do É Tudo Verdade.

continua após o anúncio

O festival exibirá cerca de 80 filmes de 27 países. O principal destaque internacional será o curta "Saving Face", vencedor do Oscar 2012. Além das produções de Coutinho, os cinéfilos também aguardam a exibição do novo filme Werner Herzog, "Ao Abismo".

As sessões de abertura do evento apresentam duas produções brasileiras: “Tropicália", dirigido por Marcelo Machado, que abre o festival em São Paulo e "Jorge Mautner – O Filho do Holocausto", de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt abre a mostra carioca. A programação completa está disponível no site. O É Tudo Verdade tem o maior prêmio do Brasil na categoria documentário. O filme vencedor da competição recebe investimento de R$ 110 mil.

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247